Inclusão e arte: Defensoria Pública anuncia concurso de poesia para mulheres encarceradas na PB

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) promove este mês nas penitenciárias femininas do estado o concurso de poesia “Transformando o silêncio das grades em linguagem”. A ação está dentro da programação do Mês da Mulher, promovida pela Coordenadoria de Defesa da Mulher da DPE-PB. A realização do concurso tem a parceria da Gerência Executiva de Execução Penal e Penas Alternativas (Geepapa) da DPE e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), por meio das direções dos presídios.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 19 de março. Na última terça (9), a equipe da Defensoria Pública se reuniu por videoconferência com as diretoras das penitenciárias para reforçar o apoio à ação, que tem o objetivo de estimular a cultura e a arte nas penitenciárias femininas, bem como resgatar a autoestima das mulheres encarceradas, materializando e dando visibilidade às suas emoções.

Podem participar do concurso todas as mulheres que fazem parte da população carcerária da Paraíba. A inscrição é gratuita e a participação se dará por cela. As mulheres que desejarem participar poderão concorrer com mais de uma poesia.

A direção do presídio se encarregará de enviar o poema digitalizado à comissão organizadora, formada pelos defensores públicos Gerardo Rabello, Monaliza Montinegro e Raissa Patitot. Como a inscrição do concurso é por cela, a direção também deve informar o número da cela e a relação das mulheres que a dividem. Só podem concorrer poemas inéditos, ou seja, que ainda não foram publicados em livro, revista, plataforma digital inscrito em outros concursos.

DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO – Os poemas selecionados serão publicados nas redes sociais da Defensoria Pública. A comissão vai eleger um poema vencedor e cinco menções honrosas. A primeira colocada receberá uma medalha gravada e brinde surpresa. Já as participantes que receberem menção honrosa serão certificadas.

Todos os poemas integrarão o acervo da Escola Superior da Defensoria Pública e poderão vir a compor uma obra de autoria coletiva.

BANCA DE JURADOS – A banca de jurados é composta pelas defensores públicos da Paraíba Fátima Diniz e Naiara Dela Bianca (ambas poetisas), além da defensora pública do estado de Roraima, Jeane Magalhães Xaud, da pesquisadora e professora de Letras da UFPB, Socorro Pacífico, e da advogada e mestranda em Direitos Humanos, Gregória Benário.

Em possível caso de plágio comprovado, o poema será desclassificado. O resultado será divulgado dia 31 de março 2021, no site da Defensoria Pública (defensoria.pb.def.br).

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: