Livro de escritora paraibana conta a história de resistência da mulher nordestina ao machismo

A escritora e poetisa Cibele Laurentino está lançando seu primeiro romance, intitulado de Nobelina. O livro conta a história de uma nordestina, natural de uma cidade pequena no interior da Paraíba. Curiosa, inteligente, visionária, desbravadora, justiceira, sensual, feminina e feminista também são características atribuídas pela autora à personagem.

Segundo a escritora, a vontade de estudar de Nobelina faz a diferença em um ambiente em que as mulheres eram vistas apenas como figuras reprodutoras, envolvidas nas atividades do lar e na criação dos filhos.

Na contramão da educação que recebia, Nobelina passou a estudar escondida. Por isso, a personagem representa o levantar de uma bandeira de resistência ao machismo.

Cibele Laurentino, nasceu em Campina Grande e atualmente mora no Conde, na Praia de Tabatinga. Filha do poeta Zé Laurentino, ela cresceu no precioso convívio com poetas populares, cantadores de viola e cordelistas.

O livro tem 300 páginas. Cada capítulo foi ilustrado pelo artista plástico Alberto Dias, que é casado com a autora.

Por causa da pandemia de Covid-19, não será possível realizar o lançamento presencial da obra. Cibele optou por fazer transmissões da internet falando do livro, e também pretende também fazer um lançamento virtual no final do ano. Os livros estão disponíveis para venda através da escritora e do site da editora.

do G1/PB

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: