Disciplina, paciência e resolutividade! Como o xadrez pode ajudar a vida das mulheres

By 29 de março de 2021Lute como uma garota

Disciplina, paciência e lidar com situações complexas: como o xadrez influenciou a vida da tenente Rebeca.

Segundo a Federação Internacional de Xadrez, quando menos de 20% de todos os jogadores licenciados no mundo são mulheres.

Muito tem se falado sobre a força feminina e do protagonismo da mulher, mas até mesmo nos esportes elas ainda encontram inúmeras barreiras para mostrar que também são tão capazes quanto os homens na hora de mostrar habilidades, técnicas e inteligência. A Tenente Rebeca, policial militar paraibana, por exemplo, começou a praticar o xadrez aos 14 anos, quando o esporte era ainda menos conhecido que nos dias atuais. Com isso, ela foi a primeira mulher paraibana a conseguir entrar no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) – que hoje conta com mais sete paraibanas.

Segundo ela, no entanto, o xadrez lhe auxiliou na habilidade em lidar com problemas. “Consigo enxergar a saída de situações complexas. A paciência também é uma virtude que foi construída ao longo da minha vivência no xadrez, assim como tranquilidade e a estratégia para decidir os caminhos a serem tomados”, diz. E completa: “minha disciplina está intimamente ligada ao xadrez como também a capacidade de concentração”.

Segundo a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), no entanto, menos de 20% de todos os jogadores licenciados no mundo são mulheres. A tenente, porém, enxerga com otimismo o novo cenário: “cada dia conquistamos mais  espaços em todas as áreas, no xadrez não poderia ser diferente”.

Sobre a série recentemente lançada na Netflix, O Gambito da Rainha, ela enfatiza: “foi boa para difundir a prática do jogo, pois não é muito conhecido, apesar de ser milenar. Ainda é pouco difundido os benefícios dessa prática”.

Campeonatos conquistados: A tenente já foi campeã de vários campeonatos, entre eles: 2011 – campeã do jogos acadêmico de polícias e bombeiros militares do Brasil – São Luís Maranhão;
2013 – campeã do jogos acadêmicos de polícias e bombeiros militares do Brasil – BH Minas Gerais;
2008 – campeã feminina do Torneio Nordestão – Recife Pernambuco;
2009 – vice campeã brasileira dos jogos universitários pela UFPB (curso de educação física)
; 2008 – campeã do aberto de xadrez da cidade de Quixadá-CE; 2007 – campeã paraibana feminino
2008 campeã Paraíba feminino;
2009 – campeã paraibana feminino

Sobre a tenente – Rebeca atua nas ruas da capital paraibana desde aspirante, quando se formou Bacharel em Segurança Pública no ano 2013, e há 4 anos está na ROTAM de João Pessoa. Respeitada e admirada pelos colegas, ela tem sido inspiração em um mundo em que o sexo ainda define profissões.

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: