Estudo aponta composto natural como anticoncepcional masculino, será que os homens aceitam?

By 29 de março de 2021Especiais, Vá se tratar

 

Um anticoncepcional masculino! Isso mesmo! Um método contraceptivo em que o homem é quem evita a gravidez através de um composto natural. A equipe do professor Zongliang Chang, do Instituto Lundquist (EUA), descobriu um agente anticoncepcional masculino e que se mostrou seguro, eficaz e reversível em modelos animais pré-clínicos.

É até curioso que em pleno 2021, ainda não tenham criado um anticoncepcional masculino, sendo que um homem sozinho consegue engravidar 365 mulheres por ano (se quiser e tiver força pra tanto), e uma mulher só desenvolve uma única gestação no mesmo período. A questão é que sim, já foram desenvolvidos medicamentos contraceptivos paras homens, mas eles não vingaram por conta dos efeitos colaterais. Efeitos esses que as mulheres lidam desde 1960, quando a pílula para mulheres foi lançada.

A pílula masculina

O composto é o triptonídeo – ou triptonida – que pode ser purificado a partir de uma erva da medicina tradicional chinesa chamada Tripterygium Wilfordii Hook F, também conhecida como “videira trovão de Deus”. O composto também pode ser produzido por síntese química.

Doses orais únicas diárias de triptonídeo geraram espermatozoides alterados, com mínima ou nenhuma motilidade para frente, com perto de 100% de eficácia. Em consequência, isso gerou a infertilidade nos animais machos em períodos que variaram entre 3-4 e 5-6 semanas.

Assim que o tratamento é interrompido, os machos tornam-se férteis novamente em cerca de 4-6 semanas e podem produzir descendentes saudáveis. Nenhum efeito tóxico perceptível foi detectado no tratamento com triptonídeo de curto ou longo prazo.

Anticoncepcional masculino

Todos os dados sugerem que a triptonida é um agente anticoncepcional masculino não-hormonal altamente promissor porque parece atender a todos os critérios para um candidato a medicamento anticoncepcional viável, incluindo biodisponibilidade, eficácia, reversibilidade e segurança.

Uma bateria de análises bioquímicas realizada pela equipe indica ainda que a triptonida tem como alvo uma das últimas etapas durante a montagem do esperma, levando à produção de espermatozoides alterados sem a motilidade vigorosa necessária para a fertilização.

“[Isso foi possível] graças a décadas de pesquisa básica, que nos inspirou a desenvolver a ideia de que um composto que tem como alvo uma proteína crítica para as últimas etapas da montagem do espermatozoide levaria à produção de espermatozoides não funcionais sem causar depleção grave das células testiculares,” disse o Dr. Wei Yan. “Temos a expectativa otimista de que seremos capazes de iniciar testes clínicos em humanos em breve para tornar o anticoncepcional masculino não hormonal uma realidade.”

Do Diário da Saúde, baseado no artigo: Triptonide is a reversible non-hormonal male contraceptive agent in mice and non-human primates, publicada originalmente na revista Nature Communications

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: