Mais do que números: médica cria prontuário afetivo para paciente com covid

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No momento em que o país enfrenta a pior fase da pandemia de covid-19, a médica reumatologista Isadora Jochims, de 35 anos, teve uma iniciativa incrível para levar mais amor e carinho ao tratamento de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com o novo coronavírus, ao criar o prontuário afetivo.

Além de trazer os dados de saúde dos pacientes, o chamado prontuário afetivo também traz informações sobre a personalidade, os interesses e hobbies de cada uma das pessoas intubadas. A ideia é que os médicos se lembrem de cada um daqueles pacientes por quem de fato eles são, e não apenas por suas condições clínicas.

A iniciativa foi adotada no Hospital Universitário de Brasília (HUB), onde a médica Isadora trabalha e foi além. O Hospital do Distrito Federal, e o Hospital Regional do Guará (HRGu) também passaram a adotar o prontuário afetivo.

Nesses locais foram colocadas plaquinhas em frente aos leitos de UTI com dizeres sobre o paciente. É possível encontrar frases como: “Torcedor fanático do Palmeiras”, “[contar que o] Palmeiras ganhou”, “gosta de música de cantoria e viola”, “gosta de Raul Seixas e música sertaneja raiz”, “gosta de barulho de água e de passarinho” e “cante para ele”.

A médica Isadora contou que teve a ideia após ouvir inúmeras vezes que os médicos estão em guerra. Para ela, cuidar dos pacientes com covid-19 deve se tratar de amor.

“Faço parte da Comissão de Humanização do HUB e tive a ideia de começar com esse prontuário afetivo porque, quando tratamos pacientes graves, não conseguimos conversar com eles, e isso reduz o contato afetivo. A família fica muito angustiada, com poucas informações e não pode fazer visita por causa do isolamento. Perguntei para as famílias o que eles gostariam de ouvir quando acordassem e, aí, começaram a contar: ‘Ele é torcedor do Palmeiras, gosta de tal música’. Tivemos um retorno muito bom”, contou a médica, em entrevista ao portal Metrópoles.

A médica torce para que a ideia viralize ainda mais. Confira a publicação que ela fez em seu perfil no Instagram e compartilhe esta ideia.

do Portal Metrópoles

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: