“Estamos ao Deus dará”! De quem é a culpa por manter idosos no caos da fila da vacina mesmo sem ter imunizantes?

By 13 de abril de 2021Justiça, Paraiba

A manhã chegou ao fim e com ela a certeza de que a gestão da vacinação contra a covid-19 em João Pessoa passou do limite da simples falta de organização. E a imagem que ilustra essa matéria, com uma servidora em cima de uma cadeira, é o retrato do caos.

Idosos que passaram até 4 horas na fila que se formou no Espaço Cultural, foram embora sem tomar tomar a segunda dose porque a vacina simplesmente, acabou. É tudo uma questão de matemática: se a Secretaria Municipal de Saúde só dispunha de uma determinada quantidade de doses, não há sentido algum em manter filas quilométricas de idosos, muitos deles debilitados, aguardando sua vez.

Como falamos anteriormente, poucos guardas municipais tentavam organizar o tumulto do lado de fora. Uma viatura da Semob foi chamada, além da Polícia Militar. Ambos se limitaram a deixar as viaturas paradas com o sirene ligada, e só.

Uma funcionária pública aposentada, que não quis se identificar, relata o horror que passou na manhã de hoje e, mesmo assim, não conseguiu ser imunizada. “Acompanhei pela TV o caos instalado no Espaço Cultural desde cedo da manhã, com idoso pisoteado e repórter chorando com a situação. Então, resolvi ir com meu esposo para outro local, na Escola Municipal Sefárico da Nóbrega. Chegando lá, a vacina acabou. Por volta das 9h cheguei até o Espaço Cultural, onde fiquei até meio-dia esperando em pé para ouvir que as vacinas acabaram”, afirmou a mulher, que tem 72 anos.

E continuou: “Causa revolta a desorganização, falta de informação e a indiferença de todos os funcionários que estão trabalhando nesse processo de imunização. É de causar terror o que estamos enfrentando, com tumulto, incertezas e descaso. Estamos ao Deus dará, lamentou.

Um aviso simples poderia ser dado logo no início da manhã; distribuição de fichas de acordo com as doses disponíveis; aplicativo de agendamento que REALMENTE funcionasse. São só algumas alternativas que poderiam ter evitado tanto caos.

Mesmo com uma fila imensa, com zero de estrutura, deixaram a fila continuar a crescer, e só avisaram quando a vacina acabou de fato. De quem é a culpa por manter idosos no caos da fila da vacina mesmo sem ter imunizantes?

Tentamos contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento dessa matéria, não tivemos retorno.

 

“É de cortar o coração!” Pessoenses relatam caos, aglomeração e terrorismo na fila da vacina: veja vídeos

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: