“Cara de analfabeto”! Presos ofendem homem negro na delegacia sem saber que era o delegado

By 16 de abril de 2021Vidas Negras

Três homens presos em Curitiba, suspeitos de desacatar um guarda municipal, se envolveram em uma confusão na delegacia e receberam nova ordem prisão após também desacatarem o delegado da unidade. Conforme relatado, no domingo, 11, o delegado Rodrigo Souza chegou ao ambiente onde os homens estavam para questionar o motivo da confusão quando foi ofendido pelos jovens que não sabiam se tratar do delegado.

“Quando cheguei, vi que eles estavam alterados e perguntei o motivo de estarem gritando. Falaram que não iriam falar comigo, porque eu não mandava nada, que só iriam falar com o delegado e aí começaram as agressões. Um deles me chamou de safado, usou um palavrão e me chamou de ‘cabação’. O outro perguntou se eu já tinha lido algum livro na vida, disse que eu tinha cara de analfabeto”, contou.

Ao serem informados por um outro policial de que se tratava do delegado da unidade, os homens pediram desculpas. Um foi liberado e os outros permaneceram presos até o dia seguinte, segunda-feira, 12.

“Como somaram os crimes, os dois que me xingaram ficaram presos. Arbitrei fiança de R$ 1 mil e pagaram só em juízo”, explicou Rodrigo Souza ao G1. Depois do pagamento da fiança, os dois jovens saíram da prisão.

Ainda de acordo com o delegado, o crime pode ser visto como um caso de racismo estrutural. “Eles não falaram nada racista, portanto nenhuma injúria racial, mas ficou bem claro. Não cogitaram que eu fosse delegado em razão do racismo estrutural, por eu ser negro, não posso ser um delegado?”, questionou.

Do A Tarde

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: