Os homens e suas soluções inúteis para problemas que não existem

Gravidez (ou o direito de não ter gravidez), amamentação, parto, maternidade solo (quando a mãe cria os filhos sozinha), estupro, assédio, abuso, menstruação… Temas que pertencem exclusivamente ao universo feminino mas que os homens insistem e dar opinião. Antes do mimimi de sempre, faço um comparativo: e se nós, mulheres, começássemos a tecer opiniões, conceitos e “verdades” sobre a intensidade da dor de um chute no saco? Nós não temos bolsa escrotal, não temos como saber. Deu pra entender? (Se não deu, paciência).

A Pinky Gloves é uma empresa alemã criada por Andre Ritterswuerden e Eugen Raimkulow, dois homens, que desenvolveram um produto fantástico, revolucionário, totalmente inútil e que ninguém pediu: uma luva rosa que tem como objetivo o descarte “discreto” de absorventes de menstruação. A pergunta principal é: Pra quê?

Andre e Eugen explicaram que era uma solução para um problema de higiene feminina. Primeiro que menstruação não tem a ver com higiene, não precisamos de uma luva, o sangue da menstruarão não é corrosivo ou venenoso. Segundo que, se qualquer ser humano nesse planeta ainda se incomoda com absorvente higiênico jogado no lixo, deve se tratar. Mulheres menstruam (algumas não, mas essa é outra pauta).

Por incrível que pareça, essa “maravilha” recebeu o apoio do empresário Ralf Dümmel, que decidiu investir 30 mil euros no produto depois de assistir a apresentação do projeto. Porém, após ser questionada publicamente, a empresa decidiu retirar as luvas de plástico do mercado e interromper todas as atividades de compras e vendas.

O produto foi considerado desnecessário, prejudicial ao meio ambiente e até sexista, pois ajudava na estigmatização das pessoas que menstruam e reforçam estereótipos sobre a menstruação. Somente?

Ficam duas lições importantes: homens, não tentem atuar sobre algo que não está na sua zona de vivência; também não inventem soluções para problemas que não temos.

 

da redação, com informações do Correio Braziliense e portal Administradores.com

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: