Quem vai cuidar dos seus filhos para você trabalhar? Os desafios das mães para voltar ao emprego

By 7 de maio de 2021Lute como uma garota

Quem vai cuidar dos seus filhos para você trabalhar? E se ficarem doentes, você vai ter que faltar? Tem alguém para levá-los ao pediatra todos os meses? Quem é mãe e busca uma oportunidade no mercado de trabalho já deve ter ouvido muitas perguntas como essas.

E com a paulista Jessica Barbosa não foi diferente. Ela foi mãe aos 17 anos e quando a Milena completou 3 anos, começou a procurar um emprego e conta que encontrou muitas dificuldades. O fato de ser muito jovem e ter uma filha pequena foi uma grande barreira.

Hoje, quase 18 anos depois a situação não está muito diferente. A gestora de RH é mãe de mais uma menina, a Sofia de quase 2 anos. E para se recolocar no mercado, teve que aceitar um emprego 100% presencial, mesmo com a pandemia, e com uma carga horária grande, o que prejudica muito o convívio com a família. “Aqui é 100% dentro do escritório. Então eu, praticamente, não fico com as minhas filhas, o que de fato me deixa um pouco chateada”, diz.

Histórias como as da Jéssica são muito comuns. Mães que querem e precisam voltar ao mercado de trabalho, mas encontram muita dificuldade. Uma pesquisa de doutorado acompanhada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) retrata bem isso: 40% das mulheres saem do mercado formal de emprego depois de serem mães e esse número se mantém por 5 anos após o nascimento dos filhos.

Laisa Rachter, pesquisadora da FGV, destaca que pesquisas como essa são muito importantes para alertar a sociedade e o poder público no intuito de mudar os padrões sobre a responsabilidade de pais e mães na criação dos filhos. “Isso ajuda a diminuir essas ‘normas sociais’ que colocam tanto custo na mulher tanto no cuidado com os filhos quando nas atividade profissionais”, relata.

E uma iniciativa de duas mães gaúchas vem tentando mudar a ideia de que maternidade e vida profissional são incompatíveis. Ana Paula Ferraz e Mariana Gabrijelcic criaram o Mamajobs. Uma plataforma que liga mães e empresas dispostas a contratar mulheres com filhos. Essas mulheres cadastram seus currículos e são encaminhadas ao mercado de trabalho.

E se você é mãe e precisa voltar para o mercado de trabalho, acesse o banco de vagas ou cadastre seu currículo na plataforma mamajobs.com.br

Da Agência Brasil

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: