Escolhida e consagrada! Relator apresenta parecer favorável à cassação de Flordelis

By 2 de junho de 2021Brasil, Justiça, Vá se tratar

O deputado Alexandre Leite (DEM-SP) apresentou parecer nesta terça-feira (1º) pela cassação do mandato da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Leite destacou que o papel do Conselho de Ética é preservar a imagem do Legislativo e dar uma resposta à sociedade. Na leitura do voto, ele fez um resumo dos crimes e do histórico dos familiares envolvidos no processo.

O parecer sobre o caso foi protocolado na última quinta-feira e o documento se tornou público hoje. Há um pedido coletivo vista do processo, adiando a votação para a próxima semana. Está previsto que a deputada compareça ao colegiado para mais uma vez se defender.

Caso o conselho acompanhe o voto do relator, o processo segue para ser analisado pelo plenário da Câmara.

A denúncia contra Flordelis foi apresentada pelo deputado Léo Motta (PSL-MG) à Mesa Diretora da Câmara justificando que a parlamentar praticou “atos incompatíveis com o decoro parlamentar”. No documento, o deputado citou o inquérito da Polícia Civil do Rio no qual Flordelis foi apontada como mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

A representação contra Flordelis ficou parada durante quatro meses porque o Conselho de Ética estava desativado em razão da pandemia do novo coronavírus. A Mesa Diretora tinha decidido, em outubro, que enviaria o caso para o colegiado, mas isso só aconteceu em fevereiro, quando o conselho voltou a funcionar.

Flordelis é acusada de ser mandante da morte do marido, o pastor Anderson. A Justiça já decidiu levá-la a júri popular pelo crime. Sua defesa ainda recorre da decisão, por isso não há previsão de data para o julgamento ocorrer.

A pastora só não foi presa porque possui imunidade parlamentar. Desde outubro do ano passado, ela é monitorada por uma tornozeleira eletrônica por decisão da Justiça do Rio. Caso tenha o mandato cassado, Flordelis poderá ser presa.

com informações da Folha de S. Paulo

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: