Servidoras denunciam secretário municipal de Saúde por assédio sexual

By 12 de julho de 2021Brasil, Justiça

Sete mulheres que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, capital do Acre, denunciaram o secretário da pasta, Frank Lima, por assédio sexual. As denúncias chegaram ao conhecimento da vereadora Michele Melo (PDT), que é vice-presidente da Comissão em Defesa da Mulher da Câmara de vereadores da capital.

A vereadora afirmou que vai pedir o afastamento do secretário até que investigações sejam concluídas. O pedido deve ser formalizado na sessão desta terça-feira (13) na Câmara. Há ainda áudios das mulheres relatando as situações, mas a parlamentar alegou que não tem autorização para divulgar.

Segundo ela, as mulheres relatam terem passado por diversas situações constrangedoras com o secretário, inclusive, de piadas com conotação sexual. Algumas dizem ainda que Lima chegou a oferecer cargos em troca de algum tipo de relação com ele.

“Todas elas informam mais ou menos a mesma coisa. Elas contam que desde o início da gestão isso acontece e que todo mundo sabe da ‘fama’ dele de ser desse jeito. São sete mulheres. E eu, como vereadora, orientei em relação aos trâmites que deveriam ser feitos, que elas formalizassem a denúncia por vias legais e me coloquei à disposição”, disse Michele.

Ainda segundo a vereadora, uma das servidoras denunciou o caso na delegacia e também no Ministério Público do Acre e que as demais iriam formalizar as denúncias ainda nesta segunda (12).

O MP-AC confirmou que recebeu denúncia de uma servidora ainda na sexta-feira (9) e que ela está sendo ouvida nesta segunda (12) no Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do órgão.

 

Secretário nega

Em nota, o secretário negou as acusações e disse que está sendo perseguido após fazer mudanças na secretaria.

“Detectamos superfaturamentos em alguns processos licitatórios, enfim, mudamos as pessoas do setor e é justamente uma dessas pessoas que fez essa denúncia descabida. Óbvio que insatisfeita com as medidas que adotamos”, alega.

Voltou a alegar que as acusações são caluniosas por conta de mudanças no sistema do Fundo Municipal de Saúde.

“Fizemos as mudanças necessárias e estávamos, até então, resolvendo isso dentro da esfera administrativa e da forma mais condescendente possível. No entanto, como chegou a esse patamar, quanto até a minha honra vem sendo colocada em xeque de forma vil e covarde, já noticiamos a Polícia Civil e os Órgãos de Controle do Ministério Público Estadual para que aprofundem ainda mais as investigações quanto as pessoas que confeccionam os documentos licitatórios e quem for culpado pague de fato pelos seus erros. Tenho minha consciência limpa e meu coração está tranquilo”, finaliza.

A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou que o prefeito Tião Bocalom se posicionou a favor de uma investigação, mas que até que seja concluída essa apuração, ele confia no secretário. A assessoria disse ainda que uma nota de esclarecimento deve ser divulgada ainda nesta segunda.

com informações do G1

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: