Sinal Vermelho: TJ implementa campanha nos supermercados de de Bayeux e Santa Rita

By 11 de agosto de 2021Justiça, Machismo mata, Paraiba

Por meio de uma reunião virtual, ocorrida na tarde desta terça-feira (10), a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba implementou a divulgação da Campanha Nacional Sinal Vermelho, de enfrentamento à violência contra a mulher, junto aos supermercados dos municípios de Bayeux e Santa Rita. A Coordenadoria da Mulher recebe todo apoio do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Saulo Benevides.

Participaram representantes da Comarca de Bayeux, Secretaria Estadual da Mulher e Diversidade Humana, Ministério Público estadual, Polícias Militar e Civil, Secretaria da Mulher do Município, de Organizações Não Governamentais de acolhimento a mulheres vítimas da violência da região e assessores jurídicos dos estabelecimentos comerciais.

As magistradas coordenadoras da Mulher do TJPB, Anna Carla Falcão da Cunha Lima e Caroline Silvestrini de Campos Rocha explicaram sobre o funcionamento da campanha, a importância como um mecanismo no combate à violência contra a mulher, bem como, o trabalho que o Tribunal vem desenvolvendo em todo o Estado, por meio da Coordenadoria, em parceria com os órgãos que integram a Rede de Proteção às vítimas, esclarecendo dúvidas e incentivando os presentes à adesão.

“Convido todos a serem agentes multiplicadores desta campanha. Não podemos entender a violência, mas devemos combatê-la. O sofrimento das mulheres não suporta qualquer tipo de tolerância. Vamos nos unir nessa causa e mostrarmos a todas as mulheres a importância de romperem com esse ciclo de violência”, conclamou a magistrada Anna Carla, coordenadora de violência contra a mulher do Tribunal de Justiça da Paraíba, informando que o Termo de Adesão está disponibilizado no site do Tribunal de Justiça (www.tjpb.jus.br), no bunner da Coordenadoria da Mulher.

A juíza Caroline Silvestrini, também coordenadora da Mulher do Tribunal, ressaltou que a Coordenadoria conta com o apoio da Associação dos Supermercados do Estado da Paraíba. “É importante, também, que cada magistrado e magistrada realize esse trabalho de divulgação em suas comarcas para que o maior número possível de supermercado possa participar, aderindo à campanha”, pontuou.

A magistrada Conceição de Lourdes Marsicano, titular da 5ª Vara Mista de Bayeux, parabenizou o TJ, na pessoa da Desembargadora Maria das Graças Morais e a Coordenadoria da Mulher, pela iniciativa da interiorização da campanha Sinal Vermelho. Complementou, ainda, ser a ocasião muito pertinente, por levar ao conhecimento da sociedade e, especialmente, das mulheres, as iniciativas que o Judiciário tem em favor da segurança delas.

“Nós não estamos inertes. Esse relevante projeto foi encampado pelo Conselho Nacional de Justiça e apoiado pela Mesa Diretora do Tribunal de Justiça, no qual estamos difundindo as políticas públicas preventivas de violência contra a mulher”, enfatizou a magistrada.

A presidente da Associação Mulheres Ativas do Rio do Meio e de Bayeux, Maria das Dores disse estar muito feliz e ser privilegiada pelo convite e participação na reunião, por ser de extrema importância. Ela ressaltou, ainda, o carinho, respeito e reconhecimento que tem a juíza Conceição Marsicano pelo trabalho social e voluntário que realiza, há dois anos, na Associação, envolvendo 100 mulheres vítimas de violência, onde desenvolvem o projeto “Terapia Ocupacional”, por meio de atividades artesanais. “Nos sentimos muito gratas pelo convite. Nosso espaço está disponível e vamos continuar de mãos dadas. Esse é o primeiro passo de muitos”, pontuou.

Já o comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Targino, responsável pelo policiamento da cidade de Bayeux, parabenizou a todos e colocou a corporação à disposição do Poder Judiciário estadual, no trabalho de divulgação da campanha e combate à violência doméstica. “É relevante a adesão de todos a esse projeto, de suma importância para a cidade”, observou.

Para a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Bayeux e plantonista da Delegacia da Mulher em João Pessoa, Conceição Casado, a iniciativa é brilhante, por ser um canal silencioso em que a vítima poderá denunciar o seu algoz. “Desta feita nos supermercados, local que nós estamos presentes, desde a mulher mais humilde, até a mais a letrada ou de melhor condição econômica, às vezes acompanhada do próprio agressor”, realçou, enfatizando ser de grande valia para as mulheres. “Coloco-me ao dispor de todas”, ensejou.

Por fim, a advogada Lília Maranhão salientou que a campanha vem para reparar uma situação histórica e cultural da prática de violência contra a mulher. “Estamos aqui para colaborar e é importante agregar o setor privado”, frisou.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: