Homem que matou esposa grávida e sogra, praticava tiro com laudo psicológico; agora alega problemas mentais

By 19 de agosto de 2021Brasil, Justiça, Machismo mata

O empresário e tabelião Ricardo Pinheiro Jucá Vasconcelos, de 43 anos, alegou ter algumas doenças, como depressão, ansiedade, crise de pânico e demais transtornos mentais. Mesmo com tantos distúrbios, Ricardo conseguiu um laudo psicológico para possuir arma de fogo e frequentar clube de tiro. Na última sexta-feira (13), ele assassinou, a tiros, a esposa (grávida de seis meses), e a sogra, ele também atirou no rosto do sogro, que sobreviveu. O caso aconteceu em Nova Friburgo (RJ).

O empresário foi preso no domingo (15), e durante a audiência de custódia, realizada nesta quarta-feira, a defesa solicitou exames para verificar a instabilidade mental do acusado.

O tabelião está detido no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Roberto Medeiros e será submetido a exames ainda nesta semana. Se o resultado indicar ausência de doença psiquiátrica, ele deverá ser encaminhado para unidade prisional comum. Caso contrário, ele pode ser declarado inimputável pela Justiça.

Uma foto publicada no , em 29 de junho de 2020, mostra Ricardo no Centro de Treinamento Tático Oodaloop. Ele compartilhou o resultado do treino e escreveu: “Os instrutores tem muito tempo de experiência e são super atenciosos”.

O responsável pelo clube de tiro confirmou que o tabelião “apresentou laudo de uma psicóloga credenciada e laudo de tiro com profissionais credenciados“. O empresário, que preferiu não se identificar, no entanto, não soube precisar a data de emissão do laudo e afirmou que Ricardo não era aluno regular do empreendimento, fez apenas visitas pontuais e reforçou trabalhar de forma séria e com a segurança necessária.

Além de ser suspeito por matar a sogra Rosemary Gomes de Mello, de 67 anos, a esposa gestante e juíza de paz Nahaty Gomes de Mello, de 33 anos, Ricardo Vasconcelos também atirou na boca do sogro que, mesmo baleado, conseguiu pedir ajuda a polícia. Ele disse aos agentes que o genro seria o autor dos disparos e estaria “completamente transtornado”.

Wellington Braga de Mello está internado em um hospital particular da cidade, intubado e, segundo a família, apresentando melhorias dos sinais vitais para fazer uma cirurgia de reconstrução de mandíbula.

O caso foi registrado na última sexta-feira (13), quando a sogra de Ricardo Jucá foi encontrada morta no primeiro andar da residência da família; a esposa no segundo andar, na cama, sem vida e com uma pistola ao lado. Os corpos serão cremados ainda nesta semana, segundo a família.

A defesa de Ricardo Pinheiro Jucá Vasconcelos não se pronunciou.

Em entrevista, o delegado Henrique Paulo Mesquita Pessoa da 151ª DP, responsável pelo caso, alegou incertezas quanto à possibilidade de falta de lucidez de Ricardo Vasconcelos. Ele alega que o suspeito teria dito na viatura que teve um surto psiquiátrico: “Isso evidencia uma certa incredulidade, já que quem está em surto psiquiátrico logo após matar a esposa grávida e a sogra não teria tamanha compreensão da situação. Ele foi autuado claramente por feminicídio e na delegacia não demonstrou qualquer surto. Parecia uma pessoa absolutamente normal, consciente e controlada”.

da redação, com informações do UOL

 

Leia mais:

Mais armas, mais mortes: Aumento na posse eleva feminicídios em casa, diz pesquisador

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: