MPPB e SPM-NE entregam certificados de curso voltado para homens processados por violência doméstica

By 26 de agosto de 2021Justiça, Machismo mata, Paraiba

Após dez encontros semanais, homens que praticaram violência contra mulheres e respondem a processo devido ao enquadramento na Lei Maria Penha, recebem, nesta quinta-feira (26), o certificado de participação no projeto Refletir, realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE).

A solenidade de entrega dos certificados ocorre na sede do SPM-NE, no Conjunto Mário Andreazza, e conta com a presença dos integrantes da turma, da equipe e de representação do Ministério Público.

Durante as dez oficinas, os homens foram levados à refletir sobre a violência praticada e as várias formas de machismo, as relações de seus atos com a violência estrutural contra as mulheres.

Na turma 2021, o educador social do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE), Diego Silva, ressaltou que percebeu um perfil mais diverso de situações, relatos e dúvidas dos participantes.

“O certificado vai ajudar no processo, mas a reflexão e o diálogo mudam essas pessoas como seres humanos. No bairro, os casos de violência doméstica perpassam todas as outras violências nas casas, refletem nas escolas, na comunidade.

A participação no curso pode contar como atenuante levado em conta pela Justiça durante o julgamento. Após o término, os participantes serão monitorados por mais seis meses para verificar se há reincidência de violência doméstica.

 

por Wagner Lima

 

Leia mais:

Projeto ‘Refletir’, que trabalha na reorientação de homens acusados de violência doméstica, lança segunda turma

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: