Em João Pessoa: Hospital Universitário realiza programação alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

By 14 de setembro de 2021Paraiba

Em 2021, o tema da campanha é a atenção segura à mãe e ao recém-nascido, e o slogan lança luz sobre a segurança no parto

“Parto Seguro e Respeitoso” é o tema escolhido em 2021 para as atividades referentes ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. No Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, a campanha começa nesta quarta-feira (15) com três dias de atividades (remotas e presenciais).

Realizada anualmente por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha reforça a necessidade de se promover melhorias na segurança do paciente, tendo como parceira, em nível nacional, a Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). As ações programadas para o HULW estão alinhadas com diretrizes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que agrega 40 Hospitais Universitários em todo o País. No Lauro Wanderley, as atividades têm a coordenação do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP).

A chefe da Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais (Ugra), Lecidamia Cristina Leite, explica que o Dia Mundial da Segurança do Paciente reflete um movimento mundial voltado a um tema relevante, mas que, muitas vezes, ainda é negligenciado. “A Segurança do Paciente precisa ser uma prioridade dentro dos estabelecimentos de saúde, e a data reforça essa necessidade, além de melhorar a compreensão e promover ações globais de segurança do paciente, aumentar o engajamento público e reduzir os danos relacionados à assistência”.

No HULW, a campanha do Dia Mundial da Segurança do Paciente inclui atividades nos dias 15, 16 e 17 desta semana, com palestras e ações de mobilização dos colaboradores em estações de treinamento. Dentre os temas que serão abordados, estão: Diretrizes para o parto seguro; Causas de óbito materno; Estrutura da maternidade e desafios na assistência neonatal; Alta segura materna; e Segurança materna e o uso de sistemas de alerta precoce. Confira aqui a programação completa.

A abertura da programação ocorrerá na quarta-feira (15), com pronunciamentos do superintendente do Lauro Wanderley, Marcelo Tissiani, e da chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, Marcia Virginia de Andrade. “Esperamos que todos participem do evento e aproveitem essa oportunidade ímpar de adquirir conhecimento, para que juntos possamos avançar e garantir o cuidado seguro para os nossos usuários”, afirma Lecidamia Cristina Leite.

AJA AGORA EM FAVOR DE UM PARTO SEGURO E RESPEITOSO

Em 2021, o Dia Mundial da Segurança do Paciente adotou o slogan “Aja agora em favor de um Parto Seguro e Respeitoso!” como forma de apelar a todas as partes interessadas para que acelerem as ações necessárias no sentido de garantir atenção segura à mãe e ao recém-nascido.

“Uma vez que os cuidados com a maternidade também são afetados por questões de igualdade de gênero e violência, as experiências das mulheres durante o parto têm o potencial de empoderar ou infligir danos e traumas emocionais a elas e precisam ter atenção especial para um cuidado seguro”, afirma a chefe da Ugra.

Ela acrescentou que, ao longo dos anos, o HULW vem implantando os protocolos de Segurança do Paciente nas áreas clínicas e ambulatoriais com o objetivo de promover uma assistência de qualidade. Especialmente, em relação ao parto seguro, são adotadas medidas diversas, como identificação segura da gestante, identificação de riscos para os quais ela pode estar exposta no ambiente hospitalar e acompanhamento das puérperas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

 

da assessoria HULW-UFPB/Ebserh

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: