Programa Cidadão Digital: parceria da Safernet e Facebook atua na Paraíba com educação digital para adolescentes e escolas públicas

By 20 de setembro de 2021Brasil, Cultura, Especiais

A segunda edição do programa Cidadão Digital parceria da Safernet Brasil com o Facebook, está a todo vapor e já soma mais de 100 horas de atividades em 2021.

O Cidadão Digital é um programa da Safernet e do Facebook para promoção da cidadania digital por meio de atividades e conteúdos inovadores que sensibilizam e educam sobre temas relacionados ao mundo digital.

Nesta edição, uma paraibana foi selecionada para ser embaixadora, após um processo de seleção que teve 963 inscritos. Eles atuam com adolescentes da rede pública de todo o país em atividades sobre privacidade, ciberbullying, autocuidado e desinformação, entre outros temas.

A diretora de arte e mídia Ana Calline, de 24 anos, natural de Queimadas, entende a importância da atuação do programa aqui no estado. “Por ser de uma cidade do interior da Paraíba, onde havia uma escassez de oportunidades para os jovens e por isso sei bem o quanto a educação gratuita faz diferença na transformação de vida e o Cidadão Digital tem conteúdo extremamente relevante”, afirma ela sobre o programa.

O trabalho de Ana Calline já soma mais de 17 ações, que envolveram ainda o CIEE, uma na Universidade Federal da Paraíba e outra para uma turma com idade mais avançada do EJA. “Essas ações saíram um pouco do nosso público alvo, mas foram igualmente importantes”, afirmou.

Os embaixadores são bolsistas do projeto e recebem uma ajuda de custo mensal de R$ 1.500. As atividades de educação digital ministradas por eles contam com mentoria e supervisão da equipe da Safernet, que orientou os jovens, por exemplo, na criação de conteúdos digitais. 

Entre os temas abordados pelo programa Cidadão Digital, estão privacidade e reputação online; respeito e empatia nas redes; relacionamentos saudáveis online;

autocuidado e saúde emocional;  e educação midiática. Este último conta com a colaboração do Instituto Palavra Aberta, de promoção da liberdade de expressão.

Temas atuais

Ana Caliline nos conta que presenciou relatos fortes durante o processo. “Pude ver de perto o quanto a temática “Respeito e Empatia” pode surtir um efeito grandioso quando se é colocado em prática. Muitos adolescentes aparentam ter consciência da importância de atitudes que sejam empáticas e respeitosas porém, ainda há uma parcela que reluta em reconhecer o quanto agir de forma negativa pode ocasionar traumas e efeitos irreversíveis na vida de outro adolescente”.

Enfrentando uma pandemia desde março de 2020, o ambiente virtual acabou se tornando um dos únicos espaços acessíveis para interação social especialmente entre adolescentes e nesse sentido, é primordial que esse espaço seja saudável. Esse tema também é abordado no programa.

“Falo muito sobre o ambiente virtual, através da forma com a qual utilizamos ou nos deixamos ser utilizados pelas redes sociais, jogos e conteúdo da internet em geral. Além disso, dou várias dicas sobre como gerenciar o tempo on-line, evitar o uso excessivo da internet e a comparação (um problema muito comum entre os jovens), e por fim, deixando uma mensagem de como adotar comportamentos que contribuam para o bem estar e a saúde mental”, diz Ana Calline.

Reconhecimento internacional

Em 2020, o programa Cidadão Digital impactou com suas ações mais de 97 mil estudantes, por meio de 660 atividades que mobilizaram também mais de 61 mil educadores. A formação dos embaixadores contou com a produção de 457 conteúdos, que depois fizeram parte das atividades realizadas em 18 estados e no Distrito Federal. 

Ao todo, foram mais de 922 horas de atividades em diversos formatos que pudessem engajar os estudantes, como videoaulas, dinâmicas em aplicativos de mensagem, jogos e quizzes e exercícios em grupos de redes sociais. 

O projeto foi um dos finalistas do WSIS Prizes 2021, premiação internacional concedida pela União Internacional de Telecomunicações, agência da Organização das Nações Unidas. 

Em 2021, todos os conteúdos produzidos em 2020 continuarão disponíveis para download e farão parte da formação dos jovens. Além do Guia Cidadão Digital, cartilha que aborda os temas centrais do programa e traz sugestões de atividades, há ainda conteúdos audiovisuais, como as videoaulas conduzidas por embaixadores do programa, disponíveis no Facebook e no Instagram da Safernet. O guia está disponível para download no site www.cidadaodigital.org.br , também em versões em espanhol e em inglês.

A embaixadora do programa na Paraíba faz um convite: “Se você faz parte de alguma ONG, Universidade, Coletivo… Sinta-se à vontade para nos levar em um momento ímpar com vocês. Estamos de braços aberto para juntos construirmos um ambiente virtual cada vez melhor e saudável para todos.”

Para mais informações sobre o programa e como cadastras sua escola ou organização, acesse o link: https://www.safernet.org.br/site/cidadania-digital/solicitar

Sobre o programa: https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/

Formações para Professores: https://www.safernet.org.br/site/cidadania-digital/formacao

 

da redação, com informações da assessoria

 

 

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: