Educação sexual: Cartilha ensina crianças a se protegerem de abusos sexuais

By 4 de novembro de 2021Brasil, Especiais, Justiça, Machismo mata

A quem interessa ter crianças que não entendem e não conhecem o próprio corpo? Que não sabem o significado do termo ‘consentimento’? A resposta, nós sabemos. A iniciativa do projeto Eu Me Protejo surgiu como uma ferramenta para colaborar com uma grande transformação. Por meio da iniciativa, mais de 50 profissionais de diversas áreas (educação, comunicação, direito, medicina, psicologia e ativistas) se uniram e criaram uma cartilha para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Os materiais são acessíveis e gratuitos.

“Uma em cada quatro meninas e um em cada 13 meninos são abusados sexualmente até os 18 anos. É um mito achar que isso não pode acontecer na família de qualquer um. Nossa cartilha quer desmitificar esse assunto, por meio de uma linguagem fácil, tratando com respeito e leveza um assunto sério que pode impedir muitos atos de violência” diz Patricia Almeida, integrante do Movimento Down e coordenadora do projeto Eu Me Protejo.

O Brasil registrou 44,4 mil casos de estupro e estupro de vulnerável de menores de idade em 2020, e isso significa que, a cada hora, pelo menos cinco crianças e adolescentes foram vítimas desta violência sexual no ano passado. De acordo com o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 54,4% destas vítimas tinham de zero a 11 anos.

Segundo a publicação, a cada ano que passa, as vítimas de estupro no Brasil são cada vez mais jovens. Considerando as vítimas de zero a 19 anos, o percentual de crimes cometidos contra crianças de até 13 anos subiu de 70% em 2019 para 77% em 2020. Já o percentual de vítimas de 0 a 9 anos que era de 37,5% (das vítimas de 0 a 19) em 2019, passou a ser de 40%.

Todos os materiais do projeto Eu Me Protejo podem ser baixados por meio do site (www.eumeprotejo.com) e contam também com versões em espanhol, em inglês, em audiolivro no YouTube, em libras e em formato de bolso.

 

da redação, com informações do Globo

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: