Na Paraíba: município de Capim foi o escolhido para teste do Censo Demográfico 2022

By 4 de novembro de 2021Paraiba

A coleta domiciliar do teste nacional do Censo Demográfico 2022 na Paraíba, realizada pelo IBGE, começou nesta quinta-feira (4). Com o objetivo de verificar equipamentos, sistemas, abordagens e protocolos de saúde, a operação está ocorrendo em todo o país. A localidade paraibana escolhida foi o município de Capim, situado a cerca de 55 km de João Pessoa.

A população residente estimada da cidade, de 6,7 mil habitantes em 2021, e a área territorial de 79,8 km², foram fatores contribuíram para que o município fosse escolhido como local para a pesquisa. Outro ponto levado em consideração foi a proximidade com a capital, bem como o índice vacinal do município. Conforme a Prefeitura, até o dia 3 de novembro, mais de 98% da população já havia recebido pelo menos a 1ª dose das vacinas contra a Covid-19.

O teste inclui todas as etapas do Censo, desde os sistemas e equipamentos de coleta até o treinamento dos recenseadores, que ocorreu em outubro, além da pesquisa sobre as características do entorno dos domicílios.

“Vai desde o início, é como se fosse um censo real. Na pesquisa do entorno nós vamos observar as características da infraestrutura urbana do município, como iluminação pública, existência de calçadas, de pontos de ônibus, identificação de logradouro e arborização”, explicou o coordenador operacional do Censo na Paraíba, Francisco Eugênio.

Também será testado o modelo misto de entrevistas, em que os moradores podem optar por responder ao recenseador presencialmente, via internet ou por telefone. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos agentes são confidenciais e o sigilo é garantido por lei.

“Nós vamos em todos os domicílios do município, contabilizaremos a população e vamos levantar as informações sociodemográficas e econômicas de cada lar. Quantidade de moradores, renda e escolaridade são alguns dos tipos de perguntas que serão realizadas”, comentou o chefe da Unidade Estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado Beato.

Para garantir a segurança sanitária da operação, os recenseadores utilizarão máscara e face shield, assim como o álcool em gel para higienização das mãos e dos equipamentos. “Também foi acordado com a Secretaria de Saúde do município que nossa equipe fosse toda formada só por pessoas vacinadas, com pelo menos a 1ª dose”, pontuou o chefe da Unidade Estadual.

Como verificar a identidade dos entrevistadores do IBGE

Os recenseadores trabalham uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações.

Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, das 8h às 20h, todos os dias. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

 

com informações do IBGE

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: