Aplicativo substitui ‘botão do pânico’ e traz segurança para mulheres vítimas de violência

By 29 de maio de 2019Lute como uma garota, Machismo mata

Um novo aplicativo apresentado recentemente pode funcionar como alternativa aos “botões do pânico” usados em casos de violência contra a mulher.

O app, chamado “Security Care” e desenvolvido por uma empresa homônima, funciona como uma espécie de “tornozeleira digital” para garantir a segurança de pessoas que recorreram a medidas protetivas contra a violência de gênero.

Funciona assim: tanto a vítima quanto o agressor, por determinação judicial, instalam o aplicativo em seus celulares. Se o homem chegar a uma distância de 500 metros da mulher, ela receberá um alerta, assim como cinco pessoas cadastradas em uma “rede de proteção” e as autoridades responsáveis.

“Se a mulher é vítima de agressão, ela vai para medida socioprotetiva junto com o agressor. Ela ganha de presente o botão do pânico, mas o agressor mata e não quer nem saber”, diz Edson Pinheiro, relações públicas da Security Care, que apresentou o app durante a última edição da feira internacional de segurança Exposec, organizada pela Cipa Fiera Milano, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de maio.

Segundo ele, já houve audiências no Ministério da Justiça e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implantar o aplicativo no combate à violência de gênero no país. “O delegado ou juiz pode determinar que o agressor use o aplicativo, como uma tornozeleira eletrônica. Existe uma série de recursos que as autoridades constituídas podem absorver e colocar em prática”, acrescenta Pinheiro.

De acordo com ele, o Security Care também alerta a mulher, as pessoas em sua rede de proteção e as autoridades quando o agressor desliga o celular ou desativa o GPS. Além disso, conta com reconhecimento facial para que o homem tire “selfies” diárias para comprovar que não largou o smartphone.

Do Portal Terra

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: