Paula Frassinete recebe título de cidadania paraibana em solenidade na ALPB

By 3 de junho de 2019Lute como uma garota, Paraiba

Paula recebe o título de cidadã paraibana                 foto: Martha Vasconcelos

A deputada estadual Estela Bezerra (PSB), realizou na tarde desta segunda-feira (3), a entrega oficial do Título de Cidadania Paraibana à ambientalista, professora e ex vereadora Paula Frassinete. Numa sessão prestigiada, Paula foi homenageada por ativistas ambientais, movimento negro, LGBT e classe política.

Propositora do Título, a deputada Estela considera esta homenagem uma das coisas acertadas do seu mandato. “Paula já é considerada paraibana: toda sua vida política, seu ativismo ambientalista, sua atuação como professora, precursora do movimento negro e vereadora, aconteceram em João Pessoa”, disse a parlamentar, lembrando a atuação da homenageada na Capital.

“Se João Pessoa não tem espigões na sua orla porque havia um ativismo no meio ambiente com muita compreensão das normas e do movimento urbanista. Paula está em todos esses espaços”, e completa:
“Ela é um exemplo e uma inspiração. Sua trajetória, vivacidade e energia na luta pela justiça social e o desenvolvimento sustentável é fora do comum. É uma honra ser esse instrumento de afirmação de todas as coisas boas que Paula nos presenteou”.

Emocionada com o título, Paula Frassinete reafirmou a importância em receber a honraria. “Meu coração está em alegria por três motivos: primeiro porque vem de Estela, sei do seu compromisso com o meio ambiente; depois pela data, já que estamos na Semana do Meio Ambiente (próximo dia 5 é o Dia Mundial do Meio Ambiente) e para nós, essa data é essencial para a refletirmos sobre o que estamos fazendo do nosso espaço”, afirmou Paula, finalizando que “Oficialmente ser cidadã paraibana é uma honra e um orgulho”.

Fernando Heleno, filho de Paula, esse título é um reconhecimento pelo trabalho de uma vida toda. “Desde 1976 quando chegou na Paraíba, ela luta principalmente pelo bem comum,e a luta pela natureza é uma luta pelo bem comum”, afirmou.

Representando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – PB, Diley Aparecida considera essa homenagem imprescindível principalmente nesse contexto histórico que vive o país. “Num momento de perda de direitos e da retirada de conquistas de defesa do meio ambiente, Paula representa a militância na defesa dos rios e das matas, da soberania dos povos e do Brasil”.

Entre as homenagens exibidas em vídeo, o ex governador Ricardo Coutinho, o deputado federal Frei Anastácio e a prefeita do município do Conde, Márcia Lucena.

Participaram da mesa de honra: Luiz Couto, ex deputado federal e atual secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semi árido; Mestre Doci, coordenadora da Escola Viva Olho do Tempo; Robson Ramos, representando o departamento de Sistemática e Ecologia  CCEN; Vitória Meireles, da União Popular; Júlio Américo, representando a Liga Cannábica; Cris Pereira, do Grupo de Mulheres Maria Quitéria; Fernando Luiz, do Movimento do Espírito Lilás; e o Maestro Luís Carlos, do Coral Voz Ativa.

foto: Martha Vasconcelos

Ativista social e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba, Paula Frassinete Lins Duarte, nasceu em 27 de janeiro de 1943,na cidade de Pesqueira, no Estado do Pernambuco. Filha João Lins de Lima e Francisca de Oliveira Lins, foi casada com Fernando Heleno Duarte (in memoriam) e mãe de Fernando Heleno Duarte Junior.
É Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Ciências Biológicas na Área de Zoologia e Especialista em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Sócia Fundadora da Associação de Docentes da UFPB e da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), e uma ativista das causas ambientais e do Movimento Negro.

No período de 2005 a 2008 foi Vereadora da Cidade de João Pessoa, com atuação voltada para temas como: meio ambiente; combate a homofobia e direitos de LGBT’s; Racismo; Violência contra as mulheres; aleitamento matemo; defesa dos animais; diversidade religiosa. Paula também deu a sua contribuição na gestão estadual, como Gerente Operacional de Estudos, Projetos e Programas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

Ascom

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: