Por que parlamentares defendem armar a população quando os estudos mostram que a violência não diminui?

By 4 de junho de 2019Brasil, Paraiba
Deputado Walber Virgulino em plenário com sua caneca. 

Antes do início da sessão ordinária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa da Paraíba,  o deputado estadual Walber Virgulino (PATRIOTA)  afirmou categoricamente que a forma mais eficiente de reduzir a violência é “armar a população”.

Sem querer entrar no mérito de ser contra ou favor da liberação de armas para a população (até porque somos contra), vamos apontar alguns poucos dados reforçando que armar a população não garante a diminuição da violência, pelo contrário.

caneca peculiar

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que a cada 60 minutos, uma criança ou um adolescente morre no Brasil em decorrência de ferimentos por arma de fogo. Entre 1997 e 2016, mais de 145 mil jovens com até 19 anos faleceram em consequência de disparos acidentais ou intencionais, como em casos de homicídio e suicídio.

O levantamento mostra que, a cada duas horas, uma criança ou adolescente dá entrada em um hospital da rede pública de saúde com ferimento por disparo de arma de fogo.
No caso das internações, embora as tentativas de homicídio continuem na liderança (67%), é bastante expressivo o volume de acidentes (26%) envolvendo arma de fogo.
Durante esse período de 2017 e 2018, aconteceram 2.715 incidentes, dois terços deles foram classificados como homicídios (involuntários ou não) e um terço suicídios (também involuntários ou não).
De acordo com o Dossiê Mulher, documento elaborado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, 47,2% dos femincídios cometidos foram por armas de fogo.
 Em 2016, 43,2 mil pessoas foram mortas por armas de fogo no Brasil, número que o coloca no indigesto primeiro lugar do ranking mundial de mortalidade por armas publicado pelo Global Burden Disease, órgão da Organização Mundial da Saúde que pesquisa as causas de morte pelo mundo.
Uma pesquisa realizada em Harvard examinou 26 países desenvolvidos para verificar se a posse de armas está relacionada com as taxas de homicídio. Eles descobriram que há “uma correlação positiva altamente significativa entre as taxas de homicídios totais e a disponibilidade de armas”. Isso significa que quanto mais armada é a população, maior o número de homicídios.
56% dos donos de armas de fogo nos Estados Unidos não as guardam de forma segura, segundo revelou uma pesquisa divulgada pela Escola Bloomberg de Saúde Pública, da Universidade Johns Hopkins, em Maryland.

Texto e foto: PBFeminina

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: