Sikera Junior mistura ignorância e má fé para difamar estudantes e entra na moda dos ‘rançosos de universidade’

By 4 de junho de 2019Machismo mata, Paraiba
Google imagens

Difamar estudantes universitários e as Universidades têm sido a nova moda entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Aqui na Paraíba não é diferente. O ranço daqueles que não possuem formação acadêmica, especialmente nas áreas de humanas, e mais especialmente ainda, daqueles que gostariam de ter um diploma de jornalista na parede, mas não têm.

Os impropérios e absurdos do apresentador Sikera Jr. São de conhecimento público e notório. A falta de discernimento do apresentador é a mistura da ignorância com má fé, e essa mistura é sempre maléfica.

Nesta terça-feira (4), Sikera escolheu os estudantes do curso de jornalismo da UFPB para destilar todo o veneno que lhe é tão próprio. Exibiu, em seu programa de TV, imagens aleatórias, sem explicar o contexto, e deixou que seus espectadores absorvessem, mais uma vez, sua opinião totalmente desprovida de informações e tão cheia de senso comum. Se ele fala o que a população quer ouvir, aí já é outra questão, e cabe aí uma análise da sociedade que o Brasil construiu e que nos deixou chegar à esse ponto: eleger o presidente Jair Bolsonaro.

No vídeo publicado no Stories do apresentador, e em seguida em seu programa de TV, os alunos aparecem em uma espécie de fila e uma pessoa narra os fatos. “Universidade Federal da Paraíba. Parece brincadeira, mas estão formando idiotas, retardados”, diz o narrador.

Quem frequenta ou já frequentou o meio acadêmico, conhece o seu microcosmo social.
O Centro Acadêmico Vladimir Herzog (jornalista vítima da ditadura militar) divulgou uma nota a respeito do fato. A nota está publicada no final da matéria.

Apenas como um lembrete: EM 2003, enquanto eu mesma era estudante de jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, um “jornalista” do mesmo quilate de Sikera Jr., ou seja, nenhum, também resolveu brincar de dono da moral e dos bons costumes. À época, divulgou nos programas que apresentava, uma carta supostamente escrita por moradores da região onde ficava o prédio da Faculdade de Jornalismo. Entre impropérios, insultos e acusações sem sentido, o apresentador foi processado por 3 alunas do curso, que ganharam a causa. Um “prejuízo” de quase R$ 70.000,00 reais para o sistema de comunicação em que atuava à época.

Fica a dica.

Confira a nota enviada pelo Centro Acadêmico de Jornalismo Vladimir Herzog:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
.
É sabido que vivemos em tempos de fake news e da clara deturpação das informações, como estudantes de jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, nos pautamos pela ética e pela responsabilidade com a notícia dada.
.
Com surpresa, recebemos a postagem na página Homicídios PB e vimos os comentários por parte do apresentador Sikêra Jr durante seu programa na TV Arapuan, ambos sobre uma gravação – feita sem autorização dos envolvidos – de parte do trote dos feras do curso.
.
Por isso, o Centro Acadêmico de Jornalismo Vladimir Herzog vem ESCLARECER que o trote é uma ação promovida pelos veteranos, previamente baseada no desejo dos novos alunos, ou seja, ninguém é obrigado a se fazer presente, sem o uso de violência, humilhação ou qualquer meio que possa deixar em risco à segurança dos estudantes.
.
Não pediremos que apaguem, ao contrário, que gravem o trote, mas também registrem nossas participações em congressos acadêmicos, nossa produção de matérias nas ruas e a qualidade dos nossos professores, afinal, são meios de comunicação que lucram com a nossa formação em uma instituição de excelência e o público que ganha com jornalistas os quais colocam em prática as lições aprendidas durante os 4 anos da Graduação em Jornalismo, além dos 2 anos do Mestrado Profissional em Jornalismo.
.
Nós defendemos a UFPB e o Jornalismo com credibilidade e ética, não admitiremos que nenhuma calúnia seja levantada contra a uma das melhores instituições federais do país.
.
João Pessoa, 04 de junho de 2019.
.
Centro Acadêmico de Jornalismo Vladimir Herzog/UFPB – Gestão Plural

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: