CPI do Feminicídio vai analisar perícias dos assassinatos de mulheres na Paraíba

By 12 de junho de 2019Lute como uma garota, Paraiba

Mais um passo no caminho da justiça para as mulheres. A CPI do Feminicídio se reuniu a tarde desta quarta-feira (12) para apresentar o Plano de Trabalho.  Estivemos presentes na reunião, recebemos uma cópia do Plano e podemos afirmar que ele abrange os pontos considerados relevantes e necessários para que a CPI alcance seus objetivos: apurar, debater e indicar políticas públicas de enfrentamento ao feminicídio na Paraíba.

O encontro aconteceu na sala de reunião da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Entre as primeiras ações, a CPI irá solicitar à Secretaria Estadual de Segurança Pública os dados de homicídios entre 2011 e 2015, e ao Instituto de Polícia Científica – IPC, os dados de mulheres assassinadas em crimes violentos no mesmo período.

Sob elaboração da deputada estadual Cida Ramos, o Plano de Trabalho inclui oitivas com especialistas da UFPB; entidades da sociedade civil e movimento feminista; familiares de mulheres vítimas de feminicídio; representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano, Mulher e Diversidade Humana; coordenação das Delegacias da Mulher; Ministério Público; centros de apoio e referência, entre outros.

No total, são 22 pontos que ainda incluem audiências públicas nas regiões da Paraíba com índices altos de feminicídio. O Plano está bem elaborado e fundamentado, e vai ser interessante poder acompanhar o desenvolvimento dessa Comissão Parlamentar de Inquérito, especialmente pelo fato de que certos parlamentares  talvez tentem fazer uso político e pessoal dessa CPI.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: