Parto humanizado! João Pessoa ganha novas doulas voluntárias e você precisa conhecer o trabalho delas

By 4 de julho de 2019Lute como uma garota, Paraiba


Visando capacitar mulheres para contribuir nos trabalhos de humanização na hora do parto, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e o Instituto Cândida Vargas (ICV) certificaram mais uma turma de Doulas Voluntárias na Comunidade. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu nesta quarta-feira (3), no Paço Municipal. Esta é a quinta turma de Doulas, sendo certificadas 27 mulheres pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Urquiza, o programa é importante por contribuir no processo de humanização do parto.  “Dar apoio físico e emocional para as mulheres antes, durante e após o parto, além de contribuir com o empoderamento das gestantes. Elas se sentem encorajadas e mais tranquilas para passar por esse momento tão importante nas suas vidas”, afirmou.

Finalizado o curso, as profissionais poderão contribuir para o trabalho de humanização do parto desenvolvido pela PMJP através do trabalho voluntário do ICV. O evento contou com a participação da Associação de Doulas da Paraíba e Associação de Doulas de Pernambuco, representada por Elizabeth Lopes, que palestrou sobre “Ser Doula e as dificuldades da atuação da Doula na rede hospitalar”.

Na ocasião, também houve uma homenagem a Neuzinha Guerreira, pelos serviços prestados de voluntariado no Instituto Cândida Vargas. Neuzinha é terapeuta da rede Municipal, atua no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) – Canto da Harmonia e também gerencia o Brechó das Doulas.

Programa – O programa ‘Doulas  Voluntárias na Comunidade’ faz parte de uma das ações do Plano Municipal da Rede Cegonha. O programa tem como propósito facilitar, garantir e incentivar o processo de humanização da assistência ao trabalho de parto, parto e puerpério, que é período que decorre desde o parto até que os órgãos genitais e o estado geral da mulher voltem às condições anteriores à gestação.

Da Secom PMJP

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: