A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados discutiu na tarde dda última quarta-feira (7), um projeto de lei que propõe transformar em feriado nacional o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O PL foi protocolado pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA) e será votado após três anos de tramitação entre plenário e outras comissões.
No texto, Leite explica que o objetivo da proposta é “fortalecer o debate sobre o reconhecimento do papel da mulher na sociedade e principalmente a importância destas serem priorizadas no desenvolvimento de políticas públicas em todas as esferas de poder”.
O deputado diz, ainda, que apesar dos avanços há muito o que se discutir em temas como violência contra a mulher, exploração sexual e participação das mulheres na política.
Foram debatidos outros dez projetos de lei com propostas ligadas aos direitos da mulher, com destaque para a criação da Semana do Empreendedorismo Feminino (PL 2458/2019) e o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher (PL 1136/2019). As doenças cardiovasculares são a maior causa de óbitos de mulheres no Brasil
Também merecem destaque o projeto 645/2019, que quer conceder benefícios a empresas que contratem trabalhadoras que sejam mães de crianças de até 14 anos de idade.
da redação com informações do site Universa