Alerta em SP: Dois bebês morrem com sarampo; ao todo, são 3 mortes provocadas pela doença no estado

By 31 de agosto de 2019Brasil
imagem ilustrativa

A Secretaria Estadual da Saúde de SP anunciou na noite desta sexta-feira (30) mais duas mortes por sarampo em São Paulo. São dois bebês: um de 9 meses, da capital paulista, e um de 4 meses, de Barueri, na Grande São Paulo. Com essas mortes, o estado soma três casos fatais da doença desde 1997.

Segundo informações preliminares, o bebê de 9 meses estava na faixa etária para receber a dose zero (para bebês de 6 a 11 meses), mas se infectou antes de tomar essa dose. As mortes ocorreram na primeira semana de agosto.

Os bebês tiveram pneumonia, complicação comum pelo sarampo. Os sintomas começaram em julho.

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde anunciou a primeira morte provocada pelo sarampo na cidade e no estado de São Paulo desde o início do surto da doença neste ano. Segundo a secretaria, é a primeira morte no estado desde 1997.

A vítima é um homem de 42 anos, sem registro de imunização. Ele era morador de Itaquera, Zona Leste da capital, chegou a ficar internado no hospital e morreu em 17 de agosto. O homem não possuía o baço, órgão do sistema linfático responsável por, entre outras funções, produzir e armazenar células de defesa do corpo.

Na Paraíba, a vacinação começou dia 23 de agosto para crianças de 6 a 11 meses. A Tríplice Viral faz parte do calendário permanente de vacinação, protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba e está disponível em todas as Unidades de Saúde para a população de 1 a 49 anos. A “Dose Zero” é uma estratégia imediata para barrar a transmissão do vírus do Sarampo que foi reintroduzido no país em 2019.

do G1

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: