Câmara Federal escolhe destaques do ano por ações em defesa das mulheres

By 17 de setembro de 2019Lute como uma garota


Os parlamentares membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher escolheram as cinco cidadãs que serão premiadas com o Diploma Carlota Pereira de Queirós 2019, em sessão solene da Câmara dos Deputados no dia 17 de outubro, às 9h. O prêmio é entregue às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. Entre as agraciadas deste ano estará a alagoana Marta Vieira da Silva, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA, contemplada com a medalha por sua luta contínua para melhorar o tratamento e as condições das atletas do futebol feminino em relação a salários, oportunidades e divulgação.

As outras escolhidas são:

Catarina Cecin Gazele: Procuradora de Justiça no Espírito Santo, atua para coibir a violência contra a mulher.

Cristina Castro Lucas: Professora da Universidade de Brasília (UnB), é idealizadora do Projeto Glória, plataforma de inteligência artificial voltada para diminuir todas as formas de violência contra mulheres.

Dulcineia de Oliveira: É presidente da Associação Habitacional Nova Terra (MG), movimento que busca construir unidades habitacionais e oferecer às famílias o direito de financiamento.

Solange Bentes Jurema: Procuradora de Justiça em Alagoas, atua há mais de três décadas na defesa dos direitos das mulheres, tendo participado ativamente das discussões e definições da Lei Maria da Penha e as punições relativas aos crimes
de feminicídio.

Histórico

O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado por meio da Resolução nº 3, de 2003, destinado a agraciar mulheres que, no País, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.

Com a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a indicação dos agraciados para o Diploma Carlota Pereira de Queirós passou a ser competência dessa comissão.

A Câmara dos Deputados, desde a aprovação da resolução, já agraciou 40 mulheres, premiando cinco indicadas a cada ano, nas seguintes datas: 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2016, 2017 e 2018.

Pioneira

Carlota Pereira de Queirós nasceu na cidade de São Paulo, em 1892. Médica, escritora, pedagoga e política, Carlota Pereira foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem tratamento mais adequado das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.

Da Câmara Federal

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: