Plataforma ajuda mulheres a encontrarem vagas de emprego após a maternidade

By 5 de novembro de 2019Lute como uma garota
Ana Paula Ferraz e Mariana Gabrigelcic se tornaram sócias

Para muitas mulheres, maternidade e carreira são assuntos que andam juntos na esteira dos desejos e objetivos. Porque, para elas, o momento de viver a maternidade – já que a biologia não permite ir muito longe –, coincide com o ápice da carreira profissional. Pensando nisso, a administradora Ana Paula Ferraz e a publicitária Mariana Gabrigelcic criaram o MamaJobs.

A plataforma de contratação visa a conscientizar as empresas sobre o papel da mulher, buscando vagas mais flexíveis como home office, meio turno, job sharing e freelancer. Ou, de acordo com Mariana, até mesmo uma vaga integral em empresas que entendam e valorizem o momento da maternidade na vida de uma mulher e que permitam, por exemplo, uma licença-maternidade estendida.

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– Nosso público são as mães e levamos em conta os dois lados da mesma moeda: tem as que optam ficar com os filhos e são afastadas do mercado, encarando barreiras no retorno. E tem as que escolhem terceirizar a criação dos filhos em detrimento da carreira, mas não estão completamente confortáveis com isso. Muitas dessas mães abririam mão de uma fatia do salário, por exemplo, para ter uma carga de trabalho menor e conseguir conciliar com mais leveza maternidade e carreira – afirma Mariana.

Essa noção veio da experiência de vida das duas gaúchas, que se conheceram por meio dos filhos, que eram colegas de turma.

A vontade de tocar ativamente as carreiras e também acompanhar de perto o crescimento dos pequenos – Ana Paula é mãe de três e Mariana, de dois – foi o que deu a ideia para a criação da plataforma, que acabou de completar um mês. Apesar da realidade fazer das sócias duas empreendedoras – ambas se dedicam completamente ao MamaJobs –, o foco da plataforma não é o de empreendedorismo, diz Mariana:

– Empreendedorismo não é para qualquer pessoa e muitas mulheres são levadas a esse mundo pós maternidade simplesmente por falta de opção.

Tanto que, nesse curto espaço de tempo, já são mais de 500 currículos no banco de dados. Para participar, basta entrar no site mamajobs.com.br e fazer o cadastro, gratuito para todas as regiões. Depois, você preenche um questionário para descobrir o seu perfil comportamental.

A partir da inscrição, pode receber convites para entrevistas ou mesmo candidatar-se a vagas divulgadas dentro do próprio site. Todo processo é mediado e acompanhado pelas sócias, que dão o suporte necessário para a candidata antes, durante e até depois da contratação.

A remuneração para a plataforma ocorre apenas depois de garantir o emprego, o que chamam de “taxa de sucesso”: 15% do seu salário bruto nos dois primeiros meses de contrato com a empresa.

As vagas são prospectadas por meio do trabalho das duas diretamente nas empresas – não apenas gaúchas, mas de outras regiões do país, especialmente São Paulo. Até porque, na visão das sócias, contratar uma profissional que é mãe e quer coincidir os dois papéis não é favor nenhum. Pelo contrário: para Ana Paula e Mariana, trata-se de um olhar qualificado e diferente, que desenvolveu novas qualidades:

– Fala-se muito sobre a importância das soft skills dentro do ambiente corporativo. São características como empatia, inteligência emocional, entre outras. Quando um filho nasce, a vida da mulher modifica-se completamente e isso traz novas habilidades. São essas características que mostramos às empresas, o quanto agregam em um ambiente profissional – finaliza Mariana.

do site Gauchazh

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