#ElasNoEstádio: Conheça a campanha que incentiva mulheres a irem a jogos de futebol

By 23 de janeiro de 2020Brasil
foto: Alênio Jr.

Apenas 14% do público que frequenta os estádios do Paulistão é feminino, segundo o Datafolha. Diante desse número, os 16 clubes participantes do Paulistão Sicredi 2020 e a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiram se unir e criaram o movimento #ElasNoEstádio, que visa ampliar a presença de mulheres nos estádios em São Paulo.

O movimento será o único tema de impacto social na competição em 2020 — a cada temporada haverá um mote específico. A ideia para este ano surgiu a partir de duas pesquisas: quantitativa, do Datafolha, que apontou o baixo número de mulheres nos jogos; e outra, qualitativa, do Ibope/Repucom.

Encomendada para ampliar a presença feminina no futebol, esta última pesquisa foi realizada em dezembro, ouvindo três perfis de mulheres: as que não frequentam estádio, as que vão eventualmente e as assíduas dos jogos.

Resultado do levantamento do Ibope/Repucom indicou que o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para mulheres é um dos principais fatores para afastar o público feminino do futebol. E que, neste contexto, as mulheres entrevistadas relatavam que lhes faltava companhia ou incentivo de seu círculo social para frequentar os jogos.

Com este diagnóstico, FPF e clubes lançam o movimento #ElasNoEstádio, cujas primeiras iniciativas serão:

Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino;

Abertura de canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: [email protected];

Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios.

Além destas ações iniciais, que visam oferecer respaldo às mulheres interessadas em frequentar os estádios, FPF e clubes mapearão mais iniciativas que serão desdobradas ao longo do ano, a fim de atender os anseios do público feminino e proporcionar uma experiência mais atraente às torcedoras.

Do Catraca Livre

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: