Dez dicas para curtir as loucuras do carnaval com responsabilidade, sororidade e lembranças boas

By 25 de fevereiro de 2020Lute como uma garota

O Carnaval já começou!

Pra algumas meninas essa é a melhor época do ano. Fantasia, música, festa, gente, beijo na boca e o que vier mais pela frente. São aqueles quatro dias mágicos que podemos esquecer (um pouco) de toda a realidade cruel desse país.

Mas não podemos esquecer que o Carnaval é um ambiente bem vulnerável pra violências e assédios. Então, vamos passar umas dicas de como nos proteger e proteger nossas irmãs.

1. Ande sempre acompanhada (com suas amigas e/ou conhecidas)

Nunca ande sozinha, fique sempre em grupo. Combine com as amigas pra chegarem e, na medida do possível, saírem juntas. Atacar mulheres que estão em grupo é bem mais dificil.

2. Em APPs de carro, compartilhe a corrida com as amigas

Se vocês forem embora em momentos diferentes da festa, é importante que compartilhem a corrida com alguém. Envie print dos dados da corrida para suas amigas e para pessoas de casa, assim todos saberão onde você está, com quem está e a que horas chegará. Dito isso, em caso de emergência, atitudes poderão ser tomadas. Dividir a viagem com suas colegas também é uma boa ideia. E avisem quando chegarem em casa!

3. Se a química rolar com um crush (pode acontecer) e você for embora com ele, avise suas amigas!

Mostrem a cara do moço, digam o nome dele. Carnaval é muito louco, mas é importante que suas amigas saibam com quem você saiu e que está segura.

4. Não se afaste das suas amigas por conta de um boy.

É tentadora a ideia de se “esconder” num cantinho e dar uns beijos na boca, mas só faça isso se o cara for conhecido já. Jamais com um estranho. Já pensou no que pode te acontecer estando afastada? Melhor não arriscar.

5. Se perceber que alguém está sofrendo assédio ou corre o risco de sofrer alguma violência, junte-se a ela!

Tá vendo a menina ser cercada? Assediada? Tá vendo que ela tá sozinha? Chegue junto! Junte suas amigas ao redor dela. Juntas somos mais fortes e isso vale pra o Carnaval também. Isso vale inclusive pra o caso de você ver uma garota sozinha no meio do bloco. Chamem ela pra ficar com seu grupo.

6. Leve sempre seus documentos (RG, CPF etc.)
Andar com os documentos é sempre bom caso precise registrar boletim de ocorrência ou se sofrer algum tipo de acidente. Uma dica que eu dou é usar a habilitação que tá vencida. Não vai fazer falta se você perder, e serve como documento de identificação. (mas pelo amor da deusa, não vá dirigir com a habilitação vencida! Mas o ideal é deixar o carro em casa)

7. Cuide das amigas que beberam demais

Na verdade não é pra deixar ninguém sozinha, mas se alguma amiga começar a passar do ponto, o cuidado tem que ser redobrado!

8. Dê preferência por andar em locais com bastante movimento e iluminação

Prestem atenção a carros/vans paradas em locais estranhos, sem iluminação, como vielas, becos etc. Não chegue perto de carros sozinha!

9. Ative e envie a sua localização pelo celular pra alguém de confiança em casa

Existem algum aplicativos que rastreiam a sua localização, como o bSafe. Ativando o GPS do seu celular, ele acompanha todo o seu trajeto desde sua casa até o seu destino. Nele, você cadastra 3 contatos para acionar caso esteja em perigo.

10. Não beba em copos estranhos e jamais deixe seu copo vulnerável

Aquela dica básica que sua mãe sempre dizia: não beba no copo de estranhos! Se preferir ficar 100% segura, leve uma garrafinha própria.

E se precisar, chame a polícia! Disque 180!

Carnaval serve pra deixar lembranças boas.

Curta o seu e se cuide!

Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: