Estudo indica que música faz diferença na hora do sexo e mulheres listam 50 canções para entrar no clima

By 11 de março de 2020Cultura


A música  está presente em vários momentos da vida. Nos distrai, nos faz relaxar e ajuda a despertar sensações, memórias e estímulos. Assim, não à toa, muitas mulheres fazem questão de colocar uma trilha sonora para embalar um momento de intimidade. Seja qual for o gênero musical, especialistas dizem que acrescentar esse elemento pode fazer a diferença na hora do sexo. Tudo depende de descobrir o que funciona para o casal.

Para a psicóloga e especialista em terapia sexual Jamile Peixoto Pereira, criar um clima com música a e outros elementos sensoriais ajuda a construir uma intimidade, abrindo espaço para despertar desejo e fantasias.

— A música pode funcionar como um recurso para instigar a aproximação do casal e para a mulher investir mais em si mesma e na relação — argumenta.

Falar do desejo feminino é falar também da estimulação dos cinco sentidos, principalmente a audição e o tato, como explica a terapeuta sexual Lisiara Rocha. Logo, segundo ela, o uso de recursos como a música, além de aromas, sabores e até uma lingerie especial, pode ser uma boa maneiras de despertá-lo:

— Uma trilha sonora consegue transportar essa mulher para outro lugar, ajuda ela a relaxar, a fantasiar, a se sentir desejada e estimulada — destaca.

Mas vale a ressalva: cada pessoa é única. Se para algumas uma playlist pode ser fundamental para ajudar a entrar no clima, para outras o estímulo depende de outros fatores. A empresária Rochele Caetano, 33 anos, por exemplo, não dispensa uma música, mas faz questão de montar todo um ambiente sensorial.

— Normalmente coloco uma luz baixa e depois uma playlist de smooth jazz — conta. — Acredito que as mulheres são muito do toque, então procuro usar as sensações para ajudar entrar no clima. Aguço o paladar e o olfato, trago vinho, aplico perfume, tudo — diz.

Música para os sentidos

Mas de que forma a trilha sonora, especificamente, tem o poder de interferir nossas sensações naquele momento especial? A musicoterapeuta Cláudia Braga explica que a música, neurologicamente, está relacionada às nossas emoções e circuitos de recompensa, responsáveis pelos sentimentos de prazer e satisfação.

É claro que essa resposta tem muito a ver com a vivência particular de cada pessoa – e isso inclui antigas experiências, o convívio com outras pessoas, a educação e as preferências pessoais, segundo Cláudia:

— Os gêneros musicais são muitos, a proposta de cada compositor nos atinge de diferentes formas, porque a nossa reação está associada à história cultural individual e do grupo com que vivemos — salienta a profissional.

Muito vai depender, por exemplo, do momento em que aquela música ou gênero foi significativo para você. O que você estava fazendo quando ouviu a canção, as lembranças que ela te desperta, a sensação que experimentou naquela hora, tudo isso pode impactar.

Na hora do sexo você deixa rolar a soul music da cantora britânica Sade ou prefere um pagode? Conforme a musicoterapeuta, há gêneros que são mais estimulantes para cada um de nós. Uma determinada música pode tanto ser “afrodisíaca”, quanto causar efeito contrário. O mesmo pode acontecer com a letra de uma canção.

— Um gênero musical pode ser extremamente estimulante ou excitante para uma pessoa e muito entediante para o parceiro. Ou, ainda pior, entristecedor — compara Cláudia.

A massoterapeuta Mel Borges, 44, gosta de ser eclética na hora de escolher a playlist junto do parceiro. O repertório vai desde baladas românticas a muito blues e jazz.

— As músicas me emocionam, me levam. Quando encontro uma música que me toca, gosto de dividir com o meu parceiro, faz a minha entrega ser ainda maior — revela.

50 músicas para entrar no clima
Para quem ficou com vontade de colocar uma trilha sonora no próximo momento íntimo com o parceiro, Donna pediu ajuda das entrevistadas e também de leitoras para montar uma playlist especial e eclética. Confira a lista:

No Ordinary Love – Sade
Earned it – The Weeknd
Somebody Else – The 1975
High (& Dua Lipa) –  Whethan
Wallflower – Kimberley August
W.E.T – Paloma Ford
Cavalier –  James Vincent McMorrow
Sexual Healing – Marvin Gaye
Gold – Chet Faker
Just the Way You Are – Barry White
Never, never gonna give you up –  Lisa Stansfield
Sweet Obsession – Kim Scott
Where Life Begins – Madonna
Make You Feel – Alina Baraz & Galimatias
Um pouco de você – Vitão
Islands – The xx
Crave You – Flight Facilities
I’ll try anything once – Strokes
Wonderwall – Ryan Adams
Sweetest Thing – U2
Maybe Tomorrow – Stereophonics
Downtown – Majical Cloudz
Redbone – Childish Gambino
No Interruption – Hoodie Allen
Roxanne – Arizona Zervas
These Things – She Wants Revenge
Tear You Apart – She Wants Revenge
Lonely Feelings – Love Supreme
Breezeblocks – alt-J
Ti Amo – Phoenix
Chateau – Blackbear
‘Cause I’m a Man – Tame Impala
Tighten Up – The Black Keys
Houdini – Foster the People
Sweater Weather – The Neighborhood
Mess is Mine – Vance joy
Mais Uma de Amor – Lulu Santos
Por Você – Barão Vermelho
Último Romance – Los Hermanos
Pra você dar o nome – 5 a seco
Pouca Pausa – Clau, Cortesia Da Casa, Haikaiss
Liniker e os Caramelows – Calmô
Often – The Weeknd
Shot Down – Khalid
Skinny love – Bon Iver
Summertime Magic – Childish Gambino
Gold – Nick Murphy
Special Affair – The Internet
Thinking Bout You – Frank ocean
Ain’t that funkin’ kinda hard on you? – Funkadelic, Kendrick Lamar, Ice cube

Do Zero Hora

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: