Os dados são do Tribunal de Justiça da Paraíba e apontam que o estado segue uma tendência nacional e mundial. A pandemia fez crescer o número de divórcios. Um dado que chama a atenção diz respeito ao mês de março. Enquanto em 2019 o número de processos de divórcio era de 640, esse ano, no mesmo período, foram 1.920 casos, um aumento de 200%. Diante do início da quarentena e do isolamento social, os casais paraibanos correram para se divorciar.
No comparativo de janeiro à maio de 2020, o aumento nos pedidos de divórcio foi de 35% em relação ao ano passado.
Ainda no mês de abril, publicamos uma matéria abordando exatamente o assunto. Na ocasião, uma leitora do Paraíba Feminina,que preferiu não se identificar, afirmou o que mais desejava naquele momento. “Espero que essa fase passe rápido, antes que todas as minhas relações familiares sejam desfeitas”, afirmou na época.
Segundo levantamento do Google, em março o site de buscas registrou aumento de 82% na pergunta “como dar entrada no divórcio?” aqui no país, enquanto que em abril, houve um salto de 9900% no interesse de buscas pelo termo “divórcio online gratuito”.
Para a psicóloga Danielle Azevedo, o confinamento pode gerar nos casais uma dificuldade para lidar com as adversidades que o próprio distanciamento social impõe. Os conflitos que antes existiam e que eram amenizados pelo cotidiano, foram potencializados pela convivência “forçada”.
“O fato de um indivíduo estar confinado, próximo ao cônjuge pode gerar a possibilidade de não saber como lidar com as adversidades que envolvem uma relação, e as adversidades são muitas porque envolvem os filhos, dinheiro, a própria rotina da casa com as quais um dos dois não era acostumado a ter”, esclarece Danielle.