As mulheres são a maioria entre gamers no Brasil. A sétima edição da Pesquisa Game Brasil mostra que, pelo quinto ano consecutivo, o público feminino aparece como maioria entre jogadores no Brasil, representando 53,8% do mercado nacional. Além disso, o estumo mostra que 69,8% do público feminino é adepto de jogos eletrônicos, independentemente da plataforma.
Esse número refaz o senso comum de que homens são o maior público cativo de games no país. O estudo foi realizado pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, e considera gamers todos aqueles que afirmam possuir o hábito de jogar jogos digitais. A pesquisa ouviu 5830 pessoas nos 26 Estados e Distrito Federal em fevereiro.
O público gamer é dividido em dois grupos: aqueles que se consideram e os que não se consideram games, e o que diferencia cada um é o hábito: o hardcore é aquele cujo hábito de jogar é destaque entre as preferências de entretenimento, e o casual possui o hábito de jogar, porém com menos tempo e frequência.
A divisão mostra que 67,5% dos gamers brasileiros são casuais, e 33,5 são hardcore. No primeiro grupo as mulheres são maioria, com 61,9%, e o segundo grupo, embora tenha maioria masculino, conta com forte presença feminina (38,7%). Entre as mulheres que jogam no país, segundo a pesquisa, 76,7% se identificam com o perfil casual, e 23,3% se veem como hardcore.
O perfil hardcore tem como característica jogar três vezes ou mais por semana, em sessões que tem média de três horas de duração. Uma população menor, mas vista como relevante e engajada. Já os casuais são aqueles que jogam pelo menos uma vez por semana, em partidas de até 1h de duração.
Ainda entre as mulheres que jogam, 69,8% preferem o smartphone como plataforma, e 50,1% jogam todos os dias nele. Porém, em quantidade de horas, as mulheres jogam mais nos consoles, com 38,4% dedicando de 1 a 3h por dia. Já nos celulares, 32,7% do público feminino joga por até 1h por dia, mesma quantidade de horas que 36% das mulheres investem diariamente para jogar no computador.
Do Tudo Celular