Queda no número de ocorrências de violência doméstica mostra o medo das mulheres na quarentena

A Delegacia Geral da Polícia Civil divulgou os números atualizados dos registros de violência doméstica em João Pessoa. De janeiro até junho, foram registrados 911 casos em toda João Pessoa. 

Pelos dados, é possível notar uma queda substancial no número de ocorrências no período de pandemia, quando foi decretada a quarenta e o isolamento social. No quadro, os números começam a cair justamente a partir do mês de março, e continuam em queda, até uma subida em junho, não por coincidência, quando o distanciamento social relaxou e alguns serviços voltaram a funcionar.

Não podemos afirmar que a violência de fato diminuiu na Capital, apesar dos números passarem essa impressão. Com as famílias confinadas em casa, e com as mulheres sob vigilância constante, denunciar violência doméstica fica ainda mais difícil. Mesmo com o serviço de Boletim de Ocorrência Online e com a ajuda de plataformas digitais que facilitam a denúncia, as mulheres ainda sentem muito medo.

Para que uma mulher denuncie e o inquérito seja levado até o fim, ela necessita de uma rede de proteção e apoio, que existe, mas que nem sempre é de conhecimento da vítima.

Além do Boletim de Ocorrência Online, a Paraíba também conta com a Ronda Maria da Penha (da Prefeitura de João Pessoa) e a Patrulha Maria da Penha (do Governo do Estado), as mulheres também podem contar com o novo serviço de abrigo provisório.

Os serviços públicos são essenciais, mas a sociedade também pode, e deve fazer sua parte. Se você tem conhecimento de algum caso de violência doméstica, denuncie! Seu silêncio é conivente, não se torne um cúmplice.

Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: