Atenção, meninas! Pets também estão sendo infectados pelo coronavírus e saiba como se prevenir

By 28 de julho de 2020Brasil

Os gatos também podem ser infectados com o coronavírus e já tem caso confirmado mundo afora.

Cientistas divulgaram nesta segunda que um gato é o primeiro animal doméstico a ser diagnosticado como infectado pelo novo coronavírus no Reino Unido. Segundo relatos na imprensa inglesa, o caso ocorreu próximo a capital Londres.

Já em Nova York, o zoo do Bronx registrou a contaminação de pelo menos 5 tigres e 3 leões com o novo coronavírus.

Veterinários afirmam que os pets não estão livres do covid-19 e que os cuidados com higienização devem ser constantes principalmente para os animais domésticos que costumam sair de casa. Lavar as patas e fucinhos são os dois principais pontos para evitar a infecção. Ainda não há informações precisas sobre os próprios animais transmitirem a doença.

O gato em questão foi levado ao veterinário com suspeita de herpes felina, uma doença respiratória. Uma amostra do sangue dele foi testada para detectar a presença do SARS-Cov2 e o resultado, que saiu foi positivo, segundo um comunicado da Agência de Saúde Animal do Reino Unido.

Tanto o animal como seus donos, que chegaram a ter covid-19, se recuperaram e passam bem, garantem as autoridades. A agência disse que não há nenhuma evidência de que o gato tenha transmitido o coronavírus para a família, nem que nenhum animal doméstico transmita.

Sintomas leves

A veterinária-chefe do Serviço Veterinário do governo britânico, Christine Middlemiss, a contaminação do gato foi um “evento muito raro” e não há motivo para preocupação. Os animais que foram infectados até o momento exibiram apenas “sintomas leves e se recuperaram em poucos dias”, segundo ela.

A diretora do serviço de Saúde Pública do Reino Unido, Yvonne Doyle, lembrou que a recomendação principal é “lavar regularmente as mãos, inclusive antes e depois de ter contato com animais”.

 

Com o R7

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: