Dandara vive! Pela primeira vez na história do país, travesti vai virar nome de rua

By 10 de dezembro de 2020Fora do Armário, Machismo mata

Uma rua da cidade de Fortaleza, no Ceará, será a primeira do Brasil a levar o nome de uma travesti. A rua Dandara Ketley ficará no bairro Bom Jardim e homenageia Dandara, brutalmente assassinada em 2017.

De autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT), o decreto Legislativo quer aproveitar a homenagem para conscientizar sobre a necessidade de políticas públicas que  promovam proteção e cidadania a todos os cidadãos.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) aponta o estado do Ceará como o segundo em mortes de pessoas trans no Brasil (de janeiro a outubro de 2020) com 19 casos. O estado só fica atrás de São Paulo, com 21 assassinatos.

A repercussão do caso levou à uma reação bem rápida. Dos 10 indicados no caso, cinco adultos foram levados à júri popular e quatro adolescentes estão cumprindo medidas sócio educativas. Um último envolvido, Francisco Wellington Teles, o homem que pilotava a moto que levou Dandara à morte, estava foragido até março de 2019, e ainda aguarda julgamento.

Três anos se passaram desde o assassinato de Dandara. O Brasil continua sendo campeão no assassinato de travestis e transexuais. No ano de 2019, foram confirmadas informações de 124 Assassinatos de pessoas Trans, sendo 121 Travestis e Mulheres Transexuais e 3 Homens Trans. Destes, encontramos notícias de que apenas 11 casos tiveram os suspeitos identificados, o que representa 8% dos dados e que apenas 7% estão presos.

Leia mais:

Três anos depois: atrocidade, assassinato e a eterna missão de lembrar do que fizeram com Dandara no país que mais mata pessoas trans

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: