Ela é trans e fez história ao quebrar tabu e ir pra final concurso de beleza

By 30 de dezembro de 2020Fora do Armário

Quando Angel Lama desfilar pela passarela nas finais do Miss Universo Nepal na quarta-feira, ela fará história como a primeira mulher transgênero a ser finalista no evento anual mais glamoroso do país da região do Himalaia.

O Nepal está entre os poucos países do mundo que aceita pessoas trans em seus concursos nacionais e apenas o terceiro na Ásia, depois de Mianmar e Mongólia, de acordo com ativistas LGBT+.

A medida ocorre após a nova gestão ter flexibilizado os critérios de altura, peso e aparência, e permitido a participação de qualquer “mulher arrojada, bonita e confiante” entre 18 e 28 anos.

“Vim ao Miss Universo Nepal para mostrar a diversidade das pessoas na sociedade”, disse Lama, de 21 anos, que competirá contra 17 outras finalistas, à Thomson Reuters Foundation. “Se eu subir no palco e mostrar isso, será a maior coroa de todos os tempos.”

A maioria hindu do Nepal tem aceitado mais as pessoas LGBTs desde que uma insurgência maoísta de uma década terminou em 2006 e a monarquia feudal foi abolida dois anos depois. Em 2008, um parlamentar assumidamente gay foi eleito.

“Se elas dizem que são mulheres, são mulheres e devem ser tratadas como mulheres”, disse Shrestha, 29, que foi a primeira Miss Nepal a representar seu país no concurso de Miss Universo em 2017.

Do O Globo

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: