Um funcionário público, que não quis se identificar com medo de represália, falou ao Paraíba Feminina que, mesmo com o agendamento feito por seus pais no dia em que tomaram a primeira dose, acompanhou os noticiários pedindo para fazer o cadastro no site e o que encontrou deixou seus pais com medo da incerteza se vão conseguir se imunizar.
“Meus pais têm 72 anos, tem a segunda dose agendada no próprio cartão de vacinação na segunda-feira e agora vão passar o final de semana com a insegurança de não ter a garantia da vacina. Já não basta a aglomeração provocada pelo caos que essa gestão tem feito nos locais de imunização, agora temos de lidar com mensagem de que a vacina acabou e que é obrigatório o cadastro no site. Estamos vivendo dias terríveis”, resumiu.
Quando a vacinação começou, os idosos receberam um cartão já com a data da segunda dose. A informação repassada para àqueles idosos do primeiro grupo, era de que não precisariam agendar.
Entende-se perfeitamente que a aplicação da segunda dose está condicionada à oferta de vacinas, o que não depende exclusivamente da PMJP, mas a informação veiculada desde a última sexta-feira (9) de que o agendamento seria obrigatório, tem deixado os idosos e seus familiares aflitos.
Uma leitora tentou fazer o agendamento para sua tia, mas no aplicativo fornecido pela PMJP, a mensagem que aparece é “Não existe oferta de vacinas no momento para sua faixa etária ou grupo!” veja na imagem.
Ou seja: existe uma data no cartão que os idosos receberam na primeira dose, mas eles ainda precisam agendar, e o agendamento não funciona porque não tem vacina disponível.
Tentamos contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento dessa matéria, não tivemos retorno.