O perfil do Sleeping Giants, movimento de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das Fake News, anunciou nas redes sociais nesta terça-feira (05), que a campanha “Desmonetiza Sikêra”, que busca retirar patrocinadores e anunciantes de programas e vídeos de Sikêra Jr., já alcançou 200 empresas. Em junho, o apresentador do Alerta Nacional deu declarações homofóbicas, o que motivou a ação.
Na terça, o movimento anunciou que a MTV Brasil, a Carrefour e a Coamo Alimentos foram, respectivamente, as 199ª, 198ª e 197ª empresas a retirar anúncios das publicações feitas por Sikêra Jr. no Youtube. O EM OFF apurou que a 200ª empresa a desmonetizar os vídeos do apresentador da TV A Crítica e da RedeTV! será a Havaianas. O anúncio deve ser feito ainda hoje.
O episódio homofóbico protagonizado pelo apresentador Sikêra Jr. ocorreu no dia 26 de junho, mesma semana do dia internacional do orgulho LGBTQIA+. Ao comentar uma campanha publicitária do Burger King, que mostrava crianças falando com naturalidade sobre relacionamentos homoafetivos, o apresentador chamou a comunidade de “raça desgraçada”.
“Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento“, afirmou Sikêra no programa. Antes, em outra ocasião, ele já tinha dito “Já pensou ter um filho viado e não poder matar?”.
Após as falas preconceituosas de Sikêra Jr, o Sleeping Giants iniciou uma verdadeira luta nas redes sociais solicitando que empresas deixassem de anunciar na atração comandada pelo comunicador e, também, anunciantes não exibissem suas marcas em vídeos publicações nas redes sociais do apresentador e, ainda, nos vídeos do programa exibidos no YouTube.
Deu certo. Em poucos dias, dezenas de empresas pararam de anunciar produtos no programa exibido pela RedeTV!, mostrando que não concordavam com as falas do comunicador. Menos de um mês depois, 38 anunciantes haviam abandonado a atração. No dia 15 de julho, o jornal teve um intervalo com apenas três anunciantes, sendo dois deles a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Educação.
Chora mais, Sikêra.