Outubro Rosa: CEDC realiza mais de duas mil mamografias durante a campanha

By 9 de novembro de 2021Lute como uma garota, Paraiba


O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa, realizou 2.147 mamografias durante a campanha de prevenção contra o câncer de mama Outubro Rosa. Desse total de exames, 1.950 foram por meio de demanda espontânea, ou seja, aquele atendimento não programado na unidade de saúde, em que a mulher vai direto ao serviço.

As 2.147 mamografias foram feitas em 19 dias da ação, no mês de outubro, com uma média de 113 atendimentos diários, em mulheres de 64 municípios, sendo a grande maioria (1.518) de João Pessoa.

De acordo com a diretora-geral do CEDC, Roseane Machado, a campanha superou todas as expectativas, já que em apenas um mês foram realizados mais exames do que nos nove primeiros meses de 2021. “Em apenas 19 dias de campanha, fizemos mais mamografias do que no período de janeiro a setembro deste ano, quando o CEDC fez duas mil mamografias. Isso quer dizer que conseguimos recuperar o tempo perdido, já que, vínhamos sofrendo as conseqüências da pandemia, embora o serviço nunca tenha parado”, observou.

Roseane disse ainda que o CEDC pretende manter o mesmo ritmo da campanha, na rotina do serviço. “A gente se superou não somente na quantidade de exames, mas, na diversificação do público atendido. “Atendemos mulheres indígenas; da zona rural e mães de autistas, bem dentro do que dizia o slogan da campanha ‘o acesso é o caminho e a chave é a prevenção’, por meio do diagnóstico precoce”, pontuou.

Durante a campanha, o CEDC realizou 69 biópsias. Dessas, 17 foram casos positivos para câncer, em mulheres com idade acima de 50 anos. Três delas têm abaixo dos 50 anos.

Nestes casos, o CEDC faz o encaminhamento para três unidades oncológicas: Hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo (filantrópicos), na capital e o Hospital do Bem, em Patos, sendo este da SES.

O CEDC oferece consulta especializada com mastologista; mamografia; ultrassonografia; punção de cisto mamário; biópsia de mama, através de procedimento minimamente invasivo e anatomopatológico (exame que vai confirmar se a lesão é positiva para câncer).

 

Secom/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: