Espetáculo gratuito! Balé Cidade de Campina Grande será apresentado no Teatro Severino Cabral

By 6 de dezembro de 2021Cultura

A temporada de estreia nacional do espetáculo Bammm, coreografado por Alexandra Mabes (Chile), e Mari Paula (Espanha) para o Balé Cidade de Campina Grande tem início nos próximos dias 20 e 21 de dezembro. A apresentação será às 20 horas, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande/PB. O projeto é a primeira coprodução internacional da companhia que reúne profissionais do Brasil, Chile e Espanha.

Bammm é inspirado na teoria do Big Bang e, por meio dos corpos dos bailarinos, aborda questões como a origem e a expansão do universo. O desenho de iluminação e a trilha sonora são originais, e em conjunto com a proposta coreográfica, têm um papel importante na dramaturgia da obra; criando um ambiente que permite ao público uma viagem sensorial.

Erasmo Rafael, diretor do Balé Cidade de Campina Grande, explica que a ideia do projeto surgiu de um primeiro encontro realizado entre as coreógrafas e a companhia em 2019, e organizado dentro do programa de residências promovido pela Plataforma Ibero-Americana de Dança – PID, cujo principal objetivo foi facilitar o intercâmbio de dança entre entidades culturais, grupos e agentes do setor, cidadãos e instituições internacionais.

“O que começou como uma simples troca se transformou em um espetáculo de dança, que reflete sobre a existência do universo e consequentemente a existência da vida” falou Erasmo.

Entusiasmada, a coreógrafa Mari Paula comentou sobre o encontro com a companhia. “O primeiro encontro com a equipe da companhia, em 2019, foi muito frutífero e ao longo desses dois anos, Erasmo Rafael e minha produtora procuram possibilidades para que a nossa colaboração fosse lançada em 2021 em formato de espetáculo. Estamos muito felizes com a vinda de Bammm para Campina Grande”, disse.

Após o espetáculo, com duração de 40 minutos, e gratuito (com limite de público até completar a capacidade total do teatro), será aberto um diálogo entre a plateia, as coreógrafas e o elenco da companhia.

 

Teoria do Big Bang

A teoria do Big Bang (ou grande explosão), afirma que o universo começou em um estado extraordinariamente denso e quente, cerca de 13.800 milhões de anos atrás, e que está se expandindo e esfriando desde então. Apesar do nome, o Big Bang não se refere a uma “explosão” em um espaço existente, mas designa à expansão e criação conjunta de matéria, espaço e tempo.

 

Espetáculo BAMM

Inspirada na expansão do universo, a proposta coreográfica de Bammm será interpretada pelos bailarinos Cas Silva, Jardel Melo, Jessica Oliveira, Marley Lucena e Stênyo Pablo, todos integrantes do Balé Cidade de Campina Grande. O espetáculo irá mostrar um diálogo com luz, cor, escuridão, som, gravidade e espaço, mostrando a linguagem corporal de uma forma incomum e enigmática, buscando representar graficamente a expansão do universo no corpo, criando uma atmosfera sensível e hipnótica para o espectador.

A estética e a encenação também se inspiram em diferentes imagens do universo fornecidas pelo Instituto Geográfico Nacional da Espanha, por meio do Observatório Astronômico Nacional de 2020. “Cada imagem é uma imersão sensorial, o universo tem a particularidade de ser infinito e ao mesmo tempo mistério, é interessante poder mergulhar nesses conceitos, incorporá-los e traduzi-los para a linguagem da dança e da cena”, diz Mari Paula.

Erasmo Rafael fala sobre a importância do intercâmbio. “Para nós que fazemos o Balé Cidade de Campina Grande, é muito importante este projeto, por ser um intercâmbio com outros países e em um momento tão difícil para todo mundo, como tem sido a pandemia. Então, estar de volta com uma produção com grandes nomes da dança, e também pelo retorno aos palcos nos enche de orgulho e nos dá esperança de dias melhores”, comentou.

Bammm tem direção artística e executiva de Erasmo Rafael, e conta com a participação de Romero Mota como codiretor e ensaiador, com apoio na produção de Allef Connery, Fanny Veiga e Carol Vieira. Napoleão Gutemberg é o responsável pela direção técnica e iluminação, e Maria Zita Almeida faz a Assessoria de Comunicação. Também se uniram à equipe os espanhóis Jaime Peña (JPEGr) na criação da trilha sonora original e Adrián Torices na concepção do espaço cênico.

Financiado pelo Programa Iberescena através da Fundação Nacional das Artes – Funarte, Ministério do Turismo e Governo Federal, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Campina Grande (Secretaria de Cultura, Teatro Municipal Severino Cabral e Centro Cultural Lourdes Ramalho), plataforma de Danza Las Vivas (Espanha), Centro Nave e da Sala de Máquinas (Chile), Em Cena Consultoria e Projetos.

 

SERVIÇO:

 

BAMMM espetáculo de dança

Dias: 20 e 21 de dezembro de 2021

Hora: 20h

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Acesso Gratuito

 

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: