Lideranças juvenis e gestores que atuam à frente da política de juventude de Pombal e Cajazeirinhas se reuniram, nesta terça-feira (18), com a equipe do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em mais uma rodada de construção das propostas para o Plano Decenal de Políticas Públicas para a Juventude.
A articuladora política do SPM-NE, Anne Suellen, destacou que após uma série de vistas do SPM-NE e Sejel a vários municípios este é o momento de indicar as propostas que devem ser incluídas no Plano Decenal que se tornará um norteador das políticas públicas da juventude nos próximos dez anos.
“O que estamos fazendo tem sido muito relevante que é construir junto com essas lideranças e gestoras o apontamento das políticas para a juventude que tenha em si o olhar, os anseios, as necessidades e a participação cidadã desses jovens que estão refletindo sobre seu lugar no mundo enquanto jovem e do papel do Estado na melhoria de suas condições de vida”, disse.
Os encontros prosseguem nesta quarta-feira (19), em Brejo do Cruz; na quinta (20), em Cajazeiras e na sexta (21) em Sousa. Também serão visitadas as cidades de Rio Tinto (24/01), Itatuba (25/01), Guarabira (26/01) e Campina Grande (27/01).
Durante essas plenárias as juventudes têm apresentado as reivindicações de empregabilidade, a efetivação do Conselho Estadual de Juventude, o acesso à educação digna, o incentivo e fortalecimento da cultura, especialmente em comunidades tradicionais.
O Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) assinou em dezembro de 2021 um termo de cooperação com o Governo do Estado para a elaboração do Plano Decenal de Políticas Públicas para a Juventude e para a realização do Plano de Enfrentamento das Violências com as Juventudes.
da assessoria