Evento celebra literatura produzida por mulheres no Sertão da Paraíba

By 11 de março de 2022Cultura, Paraiba

Mulherio das Letras vai acontecer pela primeira vez no Sertão e está previsto para o mês de abril de 2022.


Mulheres ligadas à literatura produzida no Sertão paraibano irão se reunir em abril, na cidade de Cajazeiras, para a realização do I Mulherio das Letras no Sertão paraibano. O evento busca visibilizar a arte produzida por mulheres da região e contará com mesas redondas, lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas e saraus.

Além disso, o projeto vai organizar uma antologia reunindo os textos de autoria sertaneja feminina. O edital foi lançado na última terça-feira (15), e as inscrições ficam abertas até 15 de março deste ano. O lançamento da obra vai acontecer durante o evento.

Poeta Violeta Formiga será homenageada pelo evento

Violeta Formiga será a escritora homenageada do evento. Violeta era natural de Pombal, sertão paraibano, onde passou a infância e adolescência. Em 1971, transferiu-se para a capital paraibana e ingressou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no curso de Psicologia. Na Universidade, se notava suas tendências para a poesia, e ela começou a divulgar seus poemas nos jornais de João Pessoa.

A poeta Violeta Formiga teve sua poesia brutalmente interrompida aos 31 anos de idade. Ela foi vítima de feminicídio pelo seu companheiro, em 1982. O evento seleciona Violeta não apenas por ser uma mulher sertaneja, mas para reivindicar a vida das mulheres como condição mínima de desenvolver sua arte e produzir livremente.

Violeta Formiga deixou apenas um livro publicado: “Contra Cena”. Depois da sua morte, os amigos reuniram poemas inéditos e publicaram “Sensações”, uma edição póstuma, no ano de 1982, na Galeria Gamela.

Além disso, haverá o lançamento de uma antologia literária voltado exclusivamente para escritoras sertanejas, residentes ou não atualmente no sertão. O edital abre nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro. E o lançamento acontece no dia 20 de abril, na cerimônia de abertura do evento. O resultado sai nas redes sociais do evento.

Link para inscrição no evento:
https://docs.google.com/forms/d/15imGc85oGpILd2zTdcR42oXgOSXXRgpv1g99TBASq3g/prefill
https://www.instagram.com/mulheriodasletras_sertao/
https://www.facebook.com/mulheriodasletrassertaopb

“Realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Lei Federal nº 14.017/2021 e suas alterações. Apoio: Secretaria de Estado Cultura/Governo do Estado da Paraíba Edital Prêmio Parrá Paraíba, 15 de fevereiro de 2022. ”

 

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: