Tragédia anunciada! Criança de 9 anos acha arma do pai, dispara na própria cabeça e morre

By 13 de julho de 2022Brasil, Justiça

Na madrugada dessa segunda-feira (11), um menino de 9 anos morreu após encontrar a arma que o pai, um homem 32 anos com registro de CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), mantinha em casa, deixada em cima de um armário na cozinha, e disparar acidentalmente contra a própria cabeça. A tragédia ocorreu em Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo.

A mãe da criança contou aos policiais que registraram a ocorrência que, enquanto assistia à TV, o filho disse que ia comer algo na cozinha. Neste momento, pai do garoto estava deitado no quarto, descansado. O casal informou que minutos depois escutou o estampido do tiro e correu até o cômodo, encontrando o menino deitado no chão sobre uma poça de sangue. Eles ainda tentaram socorrê-lo levando-o até um hospital da região, mas já era tarde.

No seu depoimento na Delegacia Sede de Ferraz de Vasconcelos, o responsável pela criança e dono da pistola disse que sempre deixava a arma em locais diferentes e inacessíveis ao filho e que. ao colocar a arma em cima do armário, a deixou sem uma munição na câmara e com a trava de segurança acionada. Ele disse crer que o menino tenha acionado o mecanismo de engatilhar a pistola, assim como a destravado, e que possivelmente aí ocorreu o disparo.

O pai afirmou ainda que nunca ensinou o filho a mexer na arma e que em várias oportunidades a mostrou a ele e explicou que se tratava de um objeto perigoso, que jamais deveria ser manuseado.

O delegado responsável pelo caso determinou a realização de uma perícia no local e registrou a ocorrência como homicídio e omissão de cautela conforme o estatuto do desarmamento.

Em maio desse ano, um menino de 11 anos morreu após ser atingido por um tiro disparado pelo pai dentro de casa  em Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal. Após o disparo acidental, o pai entrou em desespero e tirou a própria vida.

De acordo com o DataSus, as mortes acidentais de crianças e adolescentes causadas por armas de fogo quase dobraram de 2016 para 2017, passando de 20 para 39 vítimas. Entre meninos e meninas de 1 a 4 anos, a quantidade de casos fatais subiu 350%, saindo de duas para nove mortes. Na faixa etária entre 5 e 9 anos, o aumento foi de 71,42% e, de 10 a 14 anos, mais 8,88% de casos foram registrados.

Ainda não há números recentes, mas é bem provável que a situação tenha se agravado substancialmente. Nos primeiros dias do governo Bolsonaro, foi assinado um decreto que flexibilizava a posse de armas em casa. Somando todas essas iniciativas, o Instituto Sou da Paz calcula que Bolsonaro já tomou seis medidas para fazer valer sua vontade de armar a população.

 

Leia mais:

As mulheres e crianças precisam de proteção e não de um presidente armamentista

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: