Nota: Fundação Margarida Maria Alves repudia projeto do vereador Waldeny Santana

By 25 de agosto de 2022Justiça, Paraiba

NOTA DE REPÚDIO

A Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves repudia o projeto de Lei nº 183 de 2022 de autoria do vereador Waldeny Santana e aprovado pela Câmara Municipal de Campina Grande, por 15 votos a favor e 1 contra, na 73ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, no último dia 23 de agosto de 2022, que denomina o nome de José Buarque de Gusmão Neto, Zito Buarque, a uma das novas ruas da cidade de Campina Grande.

Zito Buarque foi acusado como um dos mandantes da morte da líder camponesa Margarida Maria Alves, assassinada no dia 12 de agosto de 1983 com um tiro no rosto disparado de uma espingarda calibre 12. Na época, Margarida ocupava o cargo de Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, e denunciou a Usina Tanques, de propriedade de Zito Buarque, ao Ministério do Trabalho por abusos contra canavieiros e o descumprimento da legislação trabalhista.

É lamentável poucos dias após lembrar-se a data do assassinato de Margarida, dia em que também é celebrado como Dia Estadual das Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos, um órgão público homenagear exatamente aquele que foi apontado como um dos seus algozes. Tal ato é uma afronta ao legado de Margarida Alves e não existe justificativa esportiva que esteja acima do respeito aos direitos humanos e a memória das lutas sociais em nosso estado.

Esperamos que tal Lei seja revogada ou vetada pelas autoridades competentes no espírito de respeito pela história de luta dos direitos humanos na Paraíba.

João Pessoa, 24 de agosto de 2022

Alexandre Guedes

Presidente

 

Leia mais:

Campina Grande: um dos mandantes do assassinato de Margarida Maria Alves vira nome de rua

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: