Nesta quinta: “Quintal das Margaridas” realiza debate sobre mulheres na política

Acontece nesta quinta-feira, 22, a partir das 15h, na sede da Fundação Margarida Maria Alves, Rua Irineu Joffily, 185, Centro, João Pessoa/PB, a primeira edição do “Quintal das Margaridas”, evento que une cultura, sustentabilidade e debates sociais. Nesta edição, o tema será “Mulheres na Política”.

Segundo Marcina Pessoa, assistente social e coordenadora de projetos da entidade, “de acordo com dados de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, o número de mulheres candidatas nas eleições deste ano é o maior das últimas três eleições gerais e a participação feminina, em porcentagem, também é a maior em comparação com 2018 e 2014. Contudo, apesar dos números recordes, as candidaturas femininas ainda são 33% do total e em muitos casos, como cargos executivos, pouco representativas. Pensando nisso, resolvemos provocar esse debate sobre a importância da mulher na política e do eleitorado também conhecer mais sobre essa questão”.

O evento começará às 15h com a abertura de cantina com comidas e bebidas, brechó, bazar e música, às 17h ocorrerá a mesa-redonda “A Importância das Mulheres na Política” com a socióloga Wilka Barbosa; a professora Glória Rabay; Gregória Benário, candidata a vereadora nas Eleições 2020, e a jornalista e editora do projeto Paraíba Feminina, Taty Valéria.

À noite, aconteceram lançamentos dos livros MicroAmores (Editora Escaleras, R$ 30,00), de Marcelo Soares, e “Nem Apedrejar Posso” (Independente, R$ 35,00), de Luciana Queiróz, e Karaokê, aberto ao público.

Saiba mais sobre as convidadas:

Wilka Barbosa é Doutora e Mestra em Sociologia, Especialista em Gênero e Diversidade na Escola, Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais e integra o Grupo de Saúde, Sociedade e Cultura – GRUPESSC na UFPB. Já atuou como docente no ensino superior, técnico e médio e tem desenvolvido pesquisas e reflexões acerca das temáticas de geração, gênero e educação.

Glória Rabay é Ativista dos Direitos Humanos, Feminista, Antirracista, Mãe, Avó e Professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos – NCDH/UFPB e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero – NIPAM/UFPB. Professora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo/UFPB e do P.P.G. em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas – PPGDH/UFPB. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (UFPB -1982), mestra em Sociologia (UFPB -1992) e doutora em Ciências Sociais (UFRN -2008). Trabalha com os seguintes temas: Gênero; Mulher e participação política; Ensino superior e feminismo acadêmico; Jornalismo e narrativas biográficas; Direitos Humanos e Direitos das Mulheres.

Gregória Benário: Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas, Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Atualmente é integrante do Conselho Consultivo da União Brasileira de Mulheres (UBM/PB). Conselheira Estadual da OAB/PB. Advogada e Professora. Candidata a Vereadora nas Eleições 2020.

Taty Valéria é jornalista graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assessora de imprensa, idealizadora e editora do projeto Paraíba Feminina.

 

com informações da assessoria da Fundação Margarida Maria Alves

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: