Ação de retirada de documentos marca início da programação do mês da Visibilidade Trans na Paraíba

By 11 de janeiro de 2023Fora do Armário

Uma programação especial para marcar o Dia da Visibilidade Trans teve início nessa terça-feira (11), em João Pessoa, no Espaço LGTB Pedrinho – serviço de referência do Governo do Estado para atendimento à população LGBTQIAPN+. A ação “Meu RG, Minha Cidadania”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, garantiu a retirada gratuita da documentação básica com atendimento prioritário para pessoas travestis e transexuais.

De acordo com a secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, as atividades que acontecerão simultaneamente nos serviços da Capital e Campina Grande, vão até o dia 31 de janeiro. Nossa programação nos Espaços LGBTs de João Pessoa e Campina Grande e na Casa de Acolhida Cris Nagô foca em questões básicas de garantia de direitos como acesso ao documento de identidade e carteira de trabalho com retificação de nome, mutirão de assessoramento jurídico para pessoas travestis e transexuais que desejam iniciar a retificação de prenome e gênero até as atividades culturais, com a peça teatral Gisberta, que trata da experiência da transexualidade, do enfrentamento da transfobia e o preconceito na família.

Para a gerente executiva de Direitos Sexuais e de LGBT, Luiz Fernando de Araújo, o Dia da Visibilidade Trans é uma data que marca a trajetória de luta desse segmento da sociedade. “Esse é um momento para reivindicar direitos, cidadania e respeito. Também é nessa data que o movimento LGBT e de travestis e transexuais organizados realizam atividades que dão visibilidade e buscam pautar políticas públicas para atender especificidades”, declarou.

O destaque da programação é para a estreia da peça teatral “Gisberta – Basta um nome para lembrarmos de um ódio”, dirigido por Misael Batista e com produção da Associação de Pessoas Travestis, Transexuais e Transfeministas (ASPTTrans). A peça narra a história de Gisberta, brasileira vítima de transfobia em 2006, assassinada na cidade do Porto, em Portugal. A estreia será no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra, de 27 a 29, a partir das 20h, com a atriz Letícia Rodrigues.

 

Secom/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: