Formação de Lideranças Femininas: presidenta do Banco do Brasil participa do lançamento de programa em JP

Como parte da programação alusiva às celebrações do 8 de Março, dia Internacional da Mulher, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) realizou na manhã desta segunda feira (6), no auditório do Fórum Maximiniano de Figueiredo, em João Pessoa, o lançamento do Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13, que contou com a palestra da primeira presidenta do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros, que abordou a presença das mulheres no mercado de trabalho e em cargos de gestão, a partir de sua experiência como servidora de carreira do Banco do Brasil. “Tenho plena consciência da importância do cargo que ocupo e eu sei que posso levar representatividade para onde eu for, e  vou aproveitar todas as oportunidades que tiver para falar sobre esse tema”, disse Tarciana, que parabenizou a iniciativa do TRT. “Precisamos de rede apoio, ninguém consegue fazer nada sozinha. A causa das mulheres não é de uma empresa ou do Tribunal, é uma causa da sociedade, e acredito que sociedade civil e o poder público conseguem construir e mudar muita coisa quando estão unidos”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou do evento de forma on-line e lamentou não poder presencialmente em João Pessoa, terra de sua mãe, tias e avós. A ministra salientou que esse momento no Brasil é desafiador e que se faz necessário pensar a luta das mulheres não apenas no mês de março, mas durante o ano todo. “Queremos que projetos como esse, de inclusão e empoderamento, possam servir de modelo para outros lugares do país”.

Sobre o Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13, o desembargador Thiago de Oliveira Andrade explicou que o principal objetivo é incluir o TRT na luta pelos direitos humanos e pela inclusão feminina no mercado de trabalho. “O programa tem o intuito de promover ações voltadas para mulheres de forma interna e externa, como por exemplo, a assinatura do ato que estabelece meta de 50% dos novos contratos para mulheres, e desses, 10% para mulheres trans. Nas ações externas,  desenvolver  programas como o ‘Emprega Margarida’, que na primeira turma envolveu mulheres quiombolas e comunidades do Paratibe do Alto do Mateus, em parceira com a UFPB e com o Sine-JP.

Entre as ações previstas, estão a realização da Semana de Liderança Feminina e a oferta de bolsas de estudo em cursos de extensão, graduação e pós-graduação relacionados aos temas gestão pública e liderança. Uma das prioridades da atual gestão do Regional é a busca pela promoção da igualdade de gênero, em especial, no caso, pela participação de mulheres em cargos de gestão e assessoramento.

Parceira no Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Governo do Estado, atraveps da secretária Lídia Moura, parabenizou o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba pela iniciativa. “O TRT possui uma visão que tem se aproximado muito mais dos interesses da comunidade e dos movimentos sociais e é nosso parceiro na Rede de proteção à Mulher. Entendemos que, para enfrentar a violência precisamos de uma engenharia complexa que envolva todos os lugares que uma mulher precisa estar, e  o TRT é um deles”, afirmou a secretária.

Obrigação moral com as futuras gerações

Já para a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), Herminegilda Leite Machado, a sociedade tem uma obrigação moral com as futuras gerações. “Para que o mundo seja melhor para que as meninas as meninas de hoje e as meninas de amanhã, precisamos continuar  nessa luta, até que um dia esse mundo seja mais igual”

Após a palestra de Tarciana Medeiros, foi realizada uma roda de conversa com o tema  “A mulher na contemporaneidade: qual o meu lugar?”, com a participação da secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a juíza do trabalho da 13ª Região, Rosivânia Pereira Gomes; a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho; e a co-presidenta da Central Única das Favelas (Cufa) nacional, Kalyne Lima. Em Campina Grande, o lançamento do ‘Empodera TRT-13’ acontece hoje, no auditório do Fórum Irineu Joffily a partir das 9h. Além da apresentação cultural do grupo Baque Mulher Campina Grande, o momento contará com o lançamento do livro “Anayde Beiriz – a última confidência”, com a presença da autora Valeska Asfóra. A roda de conversa, com o mesmo tema, conta com as presenças de Mayara Gomes da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB; Chirlene dos Santos Brito, presidenta da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande; Jô Oliveira, primeira vereadora negra da Câmara Municipal de Campina Grande, mestra em Serviço Social e filha de mãe solo, negra e empregada doméstica; e a pró-reitora de Planejamento da UEPB, Pollyana Xavier França.

Taty Valéria, publicado originalmente no jornal A União 

 

…   

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: