Na PB: defensores atuam em aproximadamente 500 audiências do mutirão de violência doméstica

By 27 de março de 2023Justiça, Paraiba

23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa foi realizada pelo TJPB de 6 a 10 de março

imagem ilustrativa

Cerca de 90% das audiências realizadas durante a 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, realizada de 6 a 10 de março, contaram com a participação de defensores públicos. De acordo com dados do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), foram contabilizados 454 audiências instrutórias, 102 audiências preliminares e 214 medidas protetivas no total.

Dezenove defensores públicos foram escalados para o esforço concentrado nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande e Patos. Cada defensor participou, em média, de 25 audiências, totalizando aproximadamente 500 audiências ao longo da Semana. A iniciativa tem o objetivo de agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero, ampliando a efetividade da Lei Maria da Penha.

“Independente do mutirão, em quase todas as audiências, a presença do defensor (a) tem que ser constante, participativa, porque mesmo quando há advogado no processo, há casos em que eles não comparecem, então o juiz nomeia a Defensoria e, portanto, os defensores precisam estar completamente disponíveis em dias de audiência”, ressaltou a defensora Eliane Menezes, que atua no Juizado de Violência Doméstica da Capital.

A média de 90% de participação da Defensoria nas audiências se estende a todos os processos judiciais em varas criminais, cuja participação dos defensores públicos nos feitos, audiências e atendimentos aos  hipossuficientes chega a 90%.

O defensor público Delano Lacerda, da 7ª Vara Criminal, destacou a satisfação em participar do esforço concentrado. “Para mim é gratificante e edificante, enquanto defensor público e cidadão, participar de uma ação assim. Esta já é a segunda vez que realizo este trabalho e estou disposto a participar sempre que for chamado. A iniciativa é importante para a defesa e segurança da mulher e a Defensoria Pública tem o papel fundamental de resguardar o direito das mulheres vítimas”, ressaltou o defensor.

PAZ EM CASA – A Semana da Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e que conta com o esforço das Defensorias Públicas estaduais. São três edições durante o ano, a primeira em março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Ainda este ano, serão realizadas mais duas edições: de 14 a 18 de agosto,  por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), e de 20 a 24 de novembro, em referência ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, estabelecido pela ONU no dia 25 de novembro.

 

da Ascom da Defensoria Pública PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: