Inclusão: Sebrae realiza “Jornada Empreendedora” para jovens trans

Até esta sexta-feira (28) participantes do programa “Empregabilidade na Diversidade” terão aulas sobre empreendedorismo

O Sebrae, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), está ofertando uma oficina que integra o projeto “Jornada Empreendedora”. As aulas começaram nesta quarta-feira (26), seguem até esta sexta-feira (28) e são voltadas exclusivamente para homens e mulheres trans que participam do programa “Empregabilidade na Diversidade”, realizado pelo órgão federal.

Com aulas dinâmicas, abordando as bases do empreendedorismo, planejamento e gestão do próprio negócio, a oficina tem como intuito despertar as habilidades profissionais dos jovens, enquanto potenciais empreendedores, e também capacitá-los para o mercado de trabalho. “Queremos oportunizar novos conhecimentos. Quando falamos em empreender é pensar: como estou me preparando para encarar os desafios? Como me comporto? Por onde começar? Além de ter informações e conhecimento sobre empreendedorismo. Queremos que eles percebam como podem desenvolver as próprias habilidades enquanto empreendedores”, explicou a analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara.

Além da analista, as atividades serão conduzidas pelo consultor do Sebrae/PB, Danylo Aguiar. Ele explicou que as aulas serão apresentadas conforme a metodologia Bootcamp. “São oficinas imersivas para trabalhar os principais temas de empreendedorismo, como o mindset empreendedor, planejamento, gestão do negócio. Queremos fazer com que eles enxerguem o negócio como um todo a partir de uma visão estratégica”, frisou.

Para a coordenadora de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros), Jamilly Rodrigues da Cunha, as oficinas ofertadas no projeto são importantes para ampliar a visão dos jovens trans para o mercado de trabalho e desenvolverem suas habilidades, além de reforçar a parceria entre o órgão e o Sebrae/PB. “Vendo essa necessidade da turma, já que muitas alunas têm seu próprio negócio e tiram daí o próprio sustento, nós ampliamos a capacitação para esses três dias. A ideia é contemplar essa demanda e trazer possibilidades de uma nova formação para aqueles que querem seguir por esse caminho de empreender, olhar para as suas trajetórias e saber o que querem do futuro”, reforçou.

Recém chegada à João Pessoa, Rawenna é uma das alunas da turma. Ela está esperançosa em aprender mais sobre empreendedorismo e aliar esse conhecimento aos demais cursos que está fazendo por meio do programa de capacitação do Tribunal. “Ainda não tenho experiência e quero aprender para me firmar aqui em João Pessoa. Quero buscar oportunidades e essas aulas junto com os cursos do projeto vão me ajudar”, revelou.

O projeto – O Programa Empregabilidade na Diversidade foi lançado em junho deste ano pelo TRT-13 e tem como público-alvo pessoas trans em situação de rua ou vulnerabilidade social. Ao longo de dois meses, as e os participantes estão passando por uma série de atividades, que incluem acolhimento, formação profissional e encaminhamento à empregabilidade. A ação é executada pela Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos (Aspros) do TRT-13.

 

com informações da Ascom-Sebrae/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: